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RICHARD A. NUNES, DE CASE - AGÊNCIA DE COACHING E MARKETING, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Desde a adolescência tinha o sonho de empreender e sempre me inclinei para as ciências humanas e para o marketing. Mas por vários motivos não pude cursar uma universidade em alguma dessas áreas. Fui trabalhar com eventos e depois de quinze resolvi voltar a estudar. Me formei em marketing e mesmo durante o curso vi a oportunidade de montar a CASE, uma agência de marketing, mas, não uma agência qualquer. Então convidei o Renato Machado, um amigo de curso, para ser meu sócio na empresa e ele topou, Fundamos a CASE em 2012.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Acima de tudo que tenhamos uma conduta ética. Nada do famoso "fazemos qualquer negócio". A pior coisa para um cliente é perceber que a relação foi de ganha- perde.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Uma coisa que aprendi estudando a filosofia foi o pensamento de Sócrates o "Conheça-te a ti mesmo". Em momentos de crise, as empresas tendem a buscar as respostas fora da empresa e soluções prontas. A filosofia nos orienta que não existe respostas prontas para nada. Para sobreviver a crise, a empresa de voltar a si, olhar o que tem de melhor e fazer as perguntas certas. A empresa precisa conhecer-te a ti mesmo e irá com certeza encontrar as respostas para driblar a crise. Como disse, não existe "fórmulas mágicas".
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Somos uma empresa de consultoria de marketing e desenvolvimento pessoal. E a nossa marca a alegria e felicidade. Todo trabalho deve ser artístico. Nosso trabalho é como entregar um presente - a gente só dá um presente a quem gostamos e um presente de qualidade, o melhor - e o cliente certamente repassará também o melhor ao cliente dele. Assim, criamos uma espiral de satisfação com alegria e felicidade.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Não trabalhamos com respostas prontas e nem com fórmulas mágicas. Nossa metodologia é a baseada na filosofia, portanto, no "Conheça-te a ti mesmo". Ajudamos o cliente a encontrar em si as competências e habilidades necessárias para suas demandas. Deste modo, juntos conseguimos criar soluções originais, peculiares, que só a empresa possui. Como não segue os preceitos de mercado, é difícil a concorrência do cliente conseguir contra-atacar, por se tratar de um projeto original, único.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Em algumas empresas cheguei a trabalhar na área de projetos de inovação. Trabalhei por quinze na área de eventos como coordenador técnico em audiovisual.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Do comércio varejista ao setor de serviços.