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DR. EDUARDO FERREIRA, DE EDUARDO FERREIRA - ADVOGADO & CONSULTOR, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Meus objetivos sempre foram acadêmicos, pois tenho apreço pela leitura e estudos. No entanto, durante minhas experiências profissionais tive a oportunidade de me deparar com críticas negativas referentes ao meio jurídico. E infelizmente algumas delas eram fundamentadas. Por esta razão e por amor a carreira jurídica, decidi iniciar minha carreira profissional com o claro objetivo de afastar o estigma da advocacia que a relaciona com o "jeitinho" brasileiro de resolver as coisas. Por isso, para obter maior liberdade e compromisso com a boa técnica e a qualidade a que me propus, após atuar por alguns anos em grandes escritórios de advocacia, foi chegada a hora de voar com as próprias asas. Iniciei meus trabalhos num Home Office, com um Notebook e uma impressora, no entanto em razão do resultado do trabalho feito em poucos meses obtive contato com outros profissionais e capacidade financeira que me permitiu a primeira sociedade. Com o desenvolvimento das atividades e o crescimento da cartela de clientes, os objetivos se diversificaram e foi chegada a hora de dar um passo mais ousado. Assumir parcerias com grandes bancas e prestar assessoria para empresas carentes de informação e consultoria jurídica. Nesse ínterim, a antiga sociedade foi alterada e pude me tornar o único proprietário do escritório, com a confiança dos clientes que já conheciam a qualidade do trabalho desenvolvido e optaram por continuar conosco. Atualmente, sou membro do Conselho Fiscal de suas ONGs e indicado para a Diretoria Jurídica da Unibrasil (uma ONG em formação e processo de regulamentação). Diante de toda a experiência que tive a honra de acumular, recebo a oportunidade de palestrar em centros comerciais ou para grupos em eventos corporativos.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- As exigências dos clientes possuem duas palavras de ordem: Transparência e Informação. As duas palavras se sustentam na era das redes sociais, onde o "Dr. Google" permite pesquisas jurídicas e acesso a uma grande gama de dados, sem a aplicação de filtro técnico e da expertise jurídica para que o cliente saiba qual é efetivamente a sua necessidade. Portanto, outras duas questões são levantadas nesse ponto. A primeira, é que a necessidade de atualização e capacidade técnica do advogado devem ser maiores para que seja possível manter a excelência no atendimento e a segunda está no fato de que as informações generalistas e em larga escala afastam cada vez mais a "clínica geral", culminando na necessidade de foco e especializações para atender e criar seu público. Dito isso, pode-se resumir que os clientes buscam a segurança de que estão diante de um profissional com conhecimento técnico para mostrar a diferença entre "o que o cliente quer" e "o que o cliente PRECISA".
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- O mercado jurídico encontra-se na seara intelectual e por isso possui maior fluidez que qualquer outro. No período de crise é natural que as demandas trabalhistas, empresariais, tributárias, contratuais e de direito da infraestrutura tornem-se maiores. Por isso, os profissionais do mercado jurídico não devem manter-se arraigados numa única área, como no caso das demandas consumeristas. Tal afirmativa é mantida, uma vez que certamente a crise financeira vai atingir o poder de compra da população, assim como a capacidade de contratação e de manutenção de empregos de algumas empresas, portanto é natural que haja crescimento inversamente proporcional nessas duas áreas, por exemplo. Assim, o melhor conselho é manter-se informado sobre os movimentos do mercado da SUA REGIÃO, assim o advogado poderá atuar de acordo com a necessidade da demanda local, servindo como verdadeira ferramenta de estabilização das relações jurídicas em seu estado ou cidade. É muito importante não perder o foco em razão da ansiedade de superar a crise. A criação de áreas muito diversificadas ou de novos produtos dentro de uma empresa demanda estrutura e planejamento, portanto trabalhe conforme a sua capacidade de crescimento. Ter um bom network sempre ajuda.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Para ofertar meus serviços, costumo contar com a tecnologia da Samsung pela facilidade de contato com o suporte; com a transmissão de internet da NET pela forte representatividade da empresa na região, serviços do Office 365, por serem extremamente práticos e com interface intuitiva e, além de uma excelente equipe de gestão administrativa e comercial (que funcionam muito bem como marca de qualidade nos serviços ofertados). Conto também com a Luz Produções Corporativas, que defende fortemente o compromisso com a qualidade, transparência e ética na organização de seus eventos empresariais, como a palestra "Direito de Comércio" que será Ministrada na CDL de Nova Iguaçu no mês de abril de 2015, onde tive a honra de ser convidado como um dos palestrantes do evento.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Nosso escritório mantém a clareza e ponderação no trato com os clientes como os grandes pilares no atendimento prestado, com a finalidade de proteger o nome e a marca do grupo, pois entendemos que "Eduardo Ferreira" não é apenas o nome do advogado, mas sim a marca da instituição, por isso evita-se adentrar em aventuras jurídicas de alto risco ou com pouca margem legal. Entendemos que assumir elevados riscos com a finalidade de obter um novo contrato ou mais honorários ao final do mês é algo totalmente dispensável. Assim nossa equipe atem-se ao discurso precipuamente técnico consolidando a transparência nas informações prestadas, criando um de nossos maiores diferenciais que está na análise de risco jurídico REAL, o que por consequência afasta o discurso ilusório e oportunista. Acreditamos que a advocacia será fortalecida com boas praticas e bons exemplos. Por isso vivenciamos tais valores em nossas rotinas profissionais. Por fim, outro forte ponto de nosso escritório é a fluidez no orçamento, que é adequado a necessidade do cliente, abrangendo complexidade EFETIVA do trabalho e capacidade de pagamento do contratante. Assim, com a consultora empresarial para ONGs, OS, licitantes e novos empreendedores fechamos o ciclo de diferenciais ofertados por nossa equipe uma vez que tornou-se comum a disputa pelas grandes concessionárias de serviços públicos, gerando um enorme número de empresas carentes de boa assessoria jurídica. (Fica a dica!)
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Desde o início das minhas práticas profissionais sempre estive em contato com o meio jurídico, inicialmente eu alimentava sistemas de publicação de grandes escritórios na Capital do Rio de Janeiro, tornei-me estagiário, trainee, advogado júnior e advogado pleno. Portanto, apesar de desempenhar funções diferentes, todas elas foram afetas a advocacia, o que me permitiu alcançar solidez na experiência e nos conhecimentos adquiridos. Nesse ponto, vale destacar o reconhecimento e o auxílio que tive de grandes advogados como Dr.ª Maria Vitória Santos Costa e Dr. Bruno Barata (do antigo BBCR), os Drs. Silvana Gomes de Mendonça e Paulo Pimentel de Viveiros (Embratel), Dr. Paulo Maximilliam, Drª Carime Gomes, Drª. Sari Franco e Dr. Ilan Goldberg (CGV), Drª. Josina Grafittes (do estratégico do MMSO) e tantos outros que contribuíram de modo significativo no meu crescimento profissional e pessoal, sempre me confiando novas responsabilidade e funções conforme a capacidade demonstrada e os valiosos ensinamentos aprendidos.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- A cartela de clientes é variada, com espaço especial para empresas de médio e pequeno porte, que geralmente buscam consultoria na área de contratos e due diligence, com efeitos jurídicos das violações contratuais com fornecedores de serviço ou propriedade intelectual. Acredito que a consultoria empresarial para o novo empreendedor seja o novo ponto de estabilidade para as bancas se propõe a militar na seara empresarial, contratual e consumerista.