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LENICE DE JESUS, DE FLORICULTURAJARDINSFLORES, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sempre gostei muito de flores no geral. Elas são lindas e encantam nossas vidas, alegram o ambiente e traz beleza. Então quando surgiu a oportunidade de sociedade na floricultura, não pensei duas vezes. A antiga proprietária já trabalhava no ramo há mais de 25 anos e foi com ela que dei meus primeiros passos, aprendi sobre as variedades de flores e plantas que existem, assim como comecei a preparar meus primeiros arranjos, buquês e a cuidar no geral de plantas. Passado algum tempo, a antiga proprietária acabou me passando o negócio por completo, e hoje sou uma feliz proprietária de uma floricultura.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Todos gostam de presentear amigos, parentes e pessoas queridas com flores e plantas. É uma maneira singela e romântica de dizer para o outro que você se importa e gosta muito dessa pessoa. Mas meus clientes além desse perfil, também exigem qualidade, preço e um diferencial de nossos concorrentes. A floricultura Pró-matre oferece justamente isso: ótima qualidade dos produtos; preço em conta e acessível a todos e qualidade no atendimento. Temos muito carinho em preparar os produtos e muita delicadeza para lidar com os clientes, por isso temos uma clientela fiel que cresce a cada dia.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Tentar se adequar as exigências do cotidiano. As vezes uma planta que está na temporada é oferecida com melhor preço do que aquela que está fora da estação, ou oferecemos mais comodidade para o cliente, sem entretanto causar prejuízos para a floricultura. Também prestamos consultoria para os clientes viabilizando um bom negócio entre as partes.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Não trabalhamos com marcas, mas existe uma variedade muito grande de flores e plantas e tentamos trabalhar com o máximo possível. Mas se a pergunta for, qual é a planta que é o carro chefe da empresa, essa posso sim dizer que são as rosas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Flexibilidade na entrega. Um cliente ao comprar um arranjo de flores tem a opção de pagar mais em conta se ele vier buscar na loja.O preço de entrega é diferenciado.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não. trabalhar com flores é algo novo pra mim. Sou formada em turismo e trabalhava na areá administrativa.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- De todos os tipos. Esposo que presenteia a esposa, namorados, alunos, filhos, netos, evangélicos que gostam de ornamentar igrejas, noivas que querem a decoração de casamento, empresas que buscam paisagismo para os ambientes, uma gama muito grande e diferenciada.