Guia local de negócios em Vila Velha, Espírito Santo, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

DR, SYLAS MOTTA, DE INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO E PESQUISAS APLICADAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Minha vida retrata momentos de altos e baixos. Tínhamos uma padrão de vida razoável, classe média alta, já que meu pai ocupava um cargo de chefia em um determinado banco. De repente tudo mudou, meu pai perdeu o emprego, vieram em seguida a desestabilização econômica no governo Sarney e o confisco da poupança no governo Collor. Com tudo isso chegamos a um padrão de vida bem complicado e instável. Para que eu pudesse estudar e chegar aonde cheguei tive até mesmo de entregar jornal pelas ruas. Mas isso somente me motivava e realmente decidi que teria o meu próprio negócio. Hoje sou acupunturista, trabalho em uma área que sou apaixonado e ainda sou proprietário de um instituto que trabalha com a formação de profissionais nessa área.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Bom atendimento e, obviamente, resultados positivos para os seus tratamentos. Já no ramo de cursos as pessoas procuram por um bom programa de estudos dentro de um valor que não seja excessivamente elevado.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Adaptar, cortar gastos e planejar todos os seus passos. Não podemos nos esquecer de sempre prestar um bom atendimento ao público e de cultivar sempre bons relacionamentos.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Como trabalhamos com treinamento representamos outras instituições parceiras do negócio. Atualmente trabalhamos com a EBRAMEC (Escola Brasileira de Medicina Chinesa), a FACEI (Faculdade Einsten) e a Logos University, além da nossa própria marca - IBEPA, com cursos próprios.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Inovar nos programas de estudo e buscar parcerias com destaque no mercado.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Jà trabalhei com música (sou também músico por formação) mas decidi não dividir o meu tempo com outros ramos de negócios.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Ficou estranha essa pergunta. Se você se refere à classes, concentra-se atualmente nas classes A e B, com uma parcela menor da classe C.