Guia local de negócios no Espírito Santo Do Pinhal, São Paulo, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

WILSON DE MOURA, DE INSTITUTO DE MASSOTERAPIA WILSON, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Interessado no bem-estar e estar bem, na qualidade de vida e vida com qualidade das pessoas, desde a primeira infância que dedico-me a filantropia e ao acolhimento daqueles que procuram a minha assistência. Apartir de 1963, iniciei-me no estudo de enfermagem na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, SP e após a formação em 1964, atuando no hospitais percebi a carência dos pacientes internados em relação ao toque, a atenção e o verdadeiro acolhimento pessoal. Portanto dei início a prática de técnicas de massagem basícas e iniciei os estudos através de cursos livres para melhor atender as necessidades do meu propósito de ajudar os pacientes; não obstante, não era fácil estudar massagem no Brasil, por falta de cursos regulares, tinha um no Rio de Janeiro e foi organizado o primeiro curso de massagista na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ministrado por cinesioterapistas de Barcelona, o que aliás, foi muito bom no conteúdo e na exposição e práticas de técnicas de massagem sueca, desde então passei a estudar e praticar ao máximo esse nobre mister.Com os conhecimentos que tinha de anatomia, fisiologia e cineiologia, passei a dedicar-me na busca de novos conhecimentos com outros profissionais da área de medicina física e reabilitação, participando de cursos de massagista no SENAC-DF, Curso de Técnico de Nível Médio em Reabilitação e Fisioterapia na SEDUC-PA, diversos cursos livres em outros estados,atuando em clínicas, hospitais, centros de reabilitação e departamentos médicos de clubes e associações esportivas, sempre sob supervisão médica. Em 1986 dei início a busca de novos conhecimentos e autoaperfeiçoamento, realizando visitas, estudos e cursos no exterior: Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, Itália, Portugal e Estados Unidos da América (USA). Vale ressaltar que nesse período introduzi no Brasil o vocábulo MASSOTERAPIA que teve excelente repercussão nacional, sendo inserido nos nossos dicionários em 1985 o termo que significa o emprego da massagem no corpo ou parte dele com fins terapêutico. Atualmente existem várias literaturas de cunho técnico e científico publicadas no país e exterior em que a massoterapia clássica é definida como a manipulação dos tecidos moles para o relaxamento, o alívio da dor ou outros fins terapêuticos, como problema de dor e disfunção, no trabalho com o corpo (bodywork) numa abordagem global.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- A atenção, o carinho e respeito às suas necessidades, a competência e experiência profissional, o acolhimento de suas necessidades e o saber, ou seja, cresce a busca pelo profissional 2.0, que é capaz de ouvir, pensar e agir com resiliência e conhecimento técnico.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Autoaperfeiçoamento e atualização técnica e científica, além da dedicação e interesse profissional.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Oferecer os serviços profissionais com o máximo de segurança e respeito as limitações dos seres humanos, todos nós temos limitações e essa é a chave do nosso sucesso, CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Estudar e atualizar-me nas técnicas de massagem, expandir os meus conhecimentos e partilhar com os colegas, clientes e demais profissionais.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, há mais de meio século atuando na sociedade nas área de saúde, educação e esporte.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Seres humanos, sem distinção de classe social, cor e religião, executivos e trabalhadores em geral.