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MUNIR, DE JAVANESA TECIDOS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Meu nome é Munir Mahammad Mushashe, trabalho desde os 8 anos, mas meu primeiro emprego formal foi aos 14, como office boy na loja Babilônia, comércio de utilidades domésticas em Ponta Grossa, minha cidade natal. Quando vim para Curitiba trabalhei com meu pai em restaurante, loja de confecção e sapatos e, depois ele abriu uma loja de tecidos e malhas. Ele foi um dos primeiros comerciantes a abrir loja neste ramo que tinha como slogan "Compre em metro e pague em kilo", uma novidade na época. Quando deixou de ser novidade, meu pai decidiu trabalhar somente com tecidos planos no qual trabalho até hoje. Em 1982 o comércio não ia bem, meu pai estava cansado do ramo e me ofereceu o seu negócio. Imediatamente aceitei. Era uma ótima oportunidade de colocar em prática as ideias e inovações que tinha em mente. A minha primeira loja foi a Javanesa Tecidos, na rua Carlos de Carvalho, 97. Com a graça de Deus, tudo deu certo e a loja se tornou um sucesso. Hoje tenho cinco lojas em Curitiba. Agradeço a Deus, ao meu pai e mãe que sempre me incentivaram ao trabalho e me deram muitos conselhos. Dedico a eles o meu sucesso.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Os clientes exigem principalmente bom atendimento agregado a variedade e qualidade dos produtos. É o que procuramos oferecer. Eventualmente, promovemos palestras com profissionais da área de comunicação aos nossos colaboradores com intuito aprimorar o nosso serviço.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Investimento. O Brasil sempre passou por crises e sempre que surgem procuramos investir ainda mais em nosso negócio proporcionando vantagens aos nossos clientes como preço justo e condições de pagamento em até 10 vezes.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Vendemos quase tudo em "tecidos planos", as nossas lojas estão dissociadas por segmentos: Moda - cama - mesa - patch work; Tecidos para cortinas e decoração - Tecidos para festas. No segmento de venda de tecidos em metro dificilmente existe marca, o que o consumidor procura é o que está na moda ou o tecido ideal para seu objetivo, por isso investimos na pesquisa constante de fibras, texturas e padrões, seguindo sempre as principais tendências e nos antecipando à moda.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Para nos diferenciarmos da concorrência investimos em inovações e variedade de produtos, tecidos exclusivos, preço abaixo do mercado, pagamento facilitado e uma uma equipe de profissionais especializados.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Como coloquei anteriormente, trabalhei em outras atividades relacionadas ao comércio, mas me especializei no ramo têxtil.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Não os considero apenas clientes, são amigos clientes. Durante todo este tempo atuando no segmento têxtil, conquistamos pessoas pela qualidade dos nossos produtos e serviços e fomos conquistados pela preferência dessas pessoas. Muitos inclusive, nos ajudam com sugestões e críticas que favorecem o nosso crescimento.
Autor: Munir