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FLÁVIO SCURATO, DE MEGAPSI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou químico, formado em São Paulo e em 1996 comecei a trabalhar com vendas de lubrificantes e, em 1999, fui contratado pela Castrol Brasil. Atendia muitos clientes da região de São Paulo. Em 2004 fui promovido a gerente regional de vendas, onde tive a grata satisfação de conhecer o mercado de Santa Catarina. Em 2009 fui contratado por uma empresa local, onde comecei a conhecer melhor o mercado e suas potencialidades, foi dai que tivemos a ideia de iniciar uma empresa, distribuidora de lubrificantes industriais e poder apresentar produtos e serviços diferenciados no mercado. Mega PSI (PSI além de ser uma grandeza de pressão, também significa Produtos e Serviços Industriais).
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Na minha opinião, os clientes estão buscando empresas e produtos com grandes diferenciais no mercado. Todos estão cansados de "mais do mesmo". A busca por preço deixou de ser um objetivo principal pelas empresas, que estão despontando para o BENEFÍCIO X CUSTO. Produtos de alto valor agregado e que salvem dinheiro aos bolsos de nossos clientes estão sendo mais valorizados e procurados e é isto que nossa empresa oferece. Além de produtos comuns, trabalhamos com produtos e serviços de alta performance, óleos biodegradáveis (inclusive óleos hidráulicos) e vários outros produtos que trazem ao cliente grandes economias.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Minha dica é economizar naquilo que é possível. O Brasileiro como um todo tem a cultura do desperdício, o que é um terror para qualquer empresa. Treinamento e conscientização dos funcionários de como a empresa ganha dinheiro e como ela pode economizar é uma das ideias. Outra coisa é não desesperar e procurar produtos baratos no mercado e sim produtos que diminuem consumo, que podem ser reciclados e usar de criatividade. Ouvir seus funcionários também pode ser uma grande ideia, pois quem está no dia a dia lidando com seu negócio pode encontrar soluções que até hoje você não enxergou.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Implastec (desmoldantes e protetivos para moldes), filtros industriais UNOTECH, óleos para processo KELPEN OIL (Inclusive Industriais, fluidos de corte solúvel, protetivos) e as marcas de óleos automotivos - PETRONAS, AGECOM e TECLUB. No mês de Dezembro fechamos uma importante parceria com uma empresa de óleos lubrificantes Industriais BIODEGRADÁVEIS, o que irá revolucionar o mercado de Santa Catarina. Temos também Graxas Especiais WHITMORE para várias aplicações. TODOS as marcas que buscamos, principalmente no mercado industrial, são marcas de empresas de grande renome e produtos de altíssima qualidade, além de total integridade da empresa.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Estamos sempre de olho no mercado nacional e internacional no que tange a novidades e produtos diferenciados. Tenho amigos do mesmo ramo em diferentes Estados Brasileiros e também fora do País e estamos em constante troca de experiências. Tudo que é novidade (ou grande parte delas) nós discutimos e tentamos trazer para o nosso Estado. Não paramos NUNCA de buscar novidades no mercado, além disso, estamos do lado do cliente, se ele necessitar algo que não temos, geralmente procuramos ajudá-lo, buscando no mercado ou indicando outros fornecedores.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Iniciei minha carreira em laboratórios químicos e trabalho com lubrificantes desde 1996, ou seja, 19 anos. Trabalhei em empresas Nacionais e Multinacionais do ramo. Hoje ainda representamos algumas marcas, o que nos traz grande orgulho.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Temos clientes de todos os tipos e tamanhos. Desde a pequena oficina até grandes multinacionais. O importante é que buscamos atendê-los com supremacia e respeito que cada um merece. Nossa empresa tem o diferencial de tratamento com o cliente. Nenhuma empresa do mercado procura tanto ouvir a voz do cliente como a MegaPSI.