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JESSICA MARCON DALCOL, DE MUQUIRANA CORRETORA DE SEGUROS ONLINE, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Comecei a trabalhar na corretora de meu pai João Celso como estagiária, nas áreas de cadastro de clientes. Não gostava muito dessas tarefas, porque o que queria mesmo era desenvolver novos projetos. Mas meu pai acreditava que era preciso antes amadurecer e conquistar meu espaço na empresa, como todos os funcionários dali fizeram. Hoje vejo que ele estava certo e só tenho a agradecer o rigor que ele teve em minha formação profissional. Aos poucos fui conhecendo melhor a empresa e o ramo de seguros. Fui conquistando meu espaço por minhas próprias conquistas e erros, ao mesmo tempo em que pude construir fortes laços com a equipe. Perto de finalizar minha graduação em Economia na Unicamp já estava atuando na gerência de processos e gestão de qualidade. Foi aí que decidimos abrir uma nova frente de atuação focada na internet. Meu pai me deu carta branca para fazer o projeto, dentro do qual nasceu a Muquirana Seguros Online. A proposta era ousada e inovadora, como se pode ver pelo próprio nome "Muquirana". Muitas seguradoras e potenciais colaboradores desacreditaram em nosso projeto no início, mas se fosse fácil não teria graça rsrs! Através de erros e acertos, muito esforço com conquistas e frustrações, hoje temos um dos principais canais sobre seguros da internet e continuamos aprendendo sempre!
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O consumidor que busca seguros pela internet quer, acima de tudo, confiança. Trata-se de um serviço financeiro que, diferente de uma televisão ou um livro, não é tangível. Por isso quando você compra, você tem que confiar totalmente na empresa que está do outro lado. Acredito que para nosso ramo essa confiança seja construída por um conjunto de fatores: desde bons atendentes, com boa capacitação profissional e técnica, até canais claros e transparentes, com disponibilização de informações primordiais como CNPJ, endereço, telefones, e-mails etc.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- A palavra de ordem atualmente é INOVAÇÃO. A inovação permite agregar valor tanto para o consumidor final (criando soluções que ele almeja mas não consegue exprimir) quanto para a própria empresa (aumentando as margens de lucro nos produtos diferenciados). Porém, a inovação requer investimento e, num contexto de crise econômica e altas taxas de juros, há pouca atratividade em investir sem ter total garantia de retorno. Por isso acredito que o ideal seja iniciar por inovações de baixo custo e retorno relativamente garantido, como por exemplo inovação na gestão de processos internos da empresa que permitam ter ganhos de eficiência. Como a tendência é de um enxugamento do mercado, é necessário viabilizar maiores ganhos dentro da própria operação. Uma vez percorrido esse caminho, é possível usar o recursos economizados realocando-os com foco em inovação através de novos produtos e serviços.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Atualmente temos parceria com 13 das maiores seguradoras do Brasil. Nosso maior foco está nos produtos da Porto Seguro, Itaú Seguros, Azul Seguros, Tókio Marine, Bradesco Seguros e Mapfre Seguros, por serem empresas que melhor se alinham a nossos objetivos comerciais e de crescimento.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- É muito difícil se diferenciar num mercado que cada vez mais comercializa "commodities": os seguros são pré-formuladas pelas seguradoras e nós corretores não temos muita margem para inovar no produto/serviço em si. Por isso acredito que a maior diferenciação esteja no atendimento, tanto no pré-venda, na venda e no pós-venda, através de uma consultoria personalizada e de abordagem estritamente profissional, que nos faça mais do que "tomadores de pedido". É preciso combinar amplo conhecimento técnico com uma abordagem bastante humana e pessoal.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Na faculdade fiz estágio no núcleo de Economia Social, Urbana e Regional e também pesquisa financiada pelo CNPq na área de Microeconomia com foco em inovação. Tinha dúvidas entre fazer carreira acadêmica ou partir para o mercado, sempre pensando num negócio próprio. Ambos os caminhos pareciam me propiciar liberdade para desenvolver ideias novas... A escolha pela Muquirana Seguros Online veio pela perspectiva de poder construir um modelo de negócio totalmente inovador e humanizado ao lado de pessoas que amo muito. Os estágios e bolsas de pesquisa na Academia ajudaram muito nesse sentido ao ajudar a perceber tendências de mercado e estudar métodos de inovação. Hoje estou reforçando isso com um MBA na área de TrendInnovation.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Atualmente grandíssima parte dos clientes da Muquirana Seguros Online são jovens em 18 e 26 anos, de ambos os sexos, que tem na internet seu principal canal de busca e comunicação. Acredito que essa faixa etária tenda a se expandir nos próximos anos, com a ampliação cada vez maior do acesso a internet e gadgets.