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DANIEL POLLARINI MARQUES DE SOUZA, DE POLLARINI MARQUES CONSULTORIA JURÍDICA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo ao ano de 2008. Aquele tempo já havia trabalhado como estagiário e assistente jurídico em diversos grandes escritórios, atuei como advogado no Tozzini Freire e, após, firmei parcerias com outros profissionais da área,não menos importantes, como os da Bull Advogados Associados e Meliado Advogados, e comecei a atuar com pessoas físicas e jurídicas, mormente as pequenas e médias, da região do Tatuapé e outras de SP. Nos últimos tempos, me concentrei em prestar um serviço jurídico de excelente qualidade a esses clientes e acabei por abrir minha própria banca, adquirindo sede própria em 2013 e alargando consideravelmente o número de parceiros-clientes.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Clientes exigem conhecimentos técnicos e "tato" para com seus problemas. No ramo da Advocacia é natural que as pessoas lhe procurem, diariamente, com dificuldades, situações tormentosas, quer sejam em suas famílias, quer seja em seu negócio ou comércio, com suas propriedades ou dívidas, todos eles sofrem com seus problemas e esperam que os advogados detenham a solução. Por isso exige-se do advogado conhecimento, precisão técnica e astúcia para solucionar problemas. Por incrível que pareça, essa não é uma exigência atual, mas antiga. Quanto às carências e dificuldades que os clientes enfrentam e os levam a consultar-se em nosso escritório, estas são diversificadas: precariedade dos serviços públicos, tributação onerosa, demasiada burocracia, ignorância na constituição e administração empresarial, dúvidas contratuais e societárias, lesão moral e material, dentre outros.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Consulte um advogado acerca dos seus negócios, comércios, propriedades e dívidas para evitar irregularidades ou abusos, desonerando-se de gastos excessivos. Procure orientação legal junto a profissionais de tope, de escol e confiança.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- No Direito, por se caracterizar de prestação de serviço de confiança, não existe comércio de marcas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Advocacia é prestação de serviço de confiança. Temos feito o que sempre fizemos e, o quê, nos conduziu ao sucesso: prestação de serviço jurídico personalizado na exata medida das necessidades do parceiro-cliente. Não só orientando ou demandando junto ao judiciário, mas antecipando oportunidades.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, sempre atuei no Direito.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Diversificados. Desde o início, temos muitos clientes que se inserem na categoria de Direito Empresarial: Marcas e Patentes, Bancário, Societário, Falimentar, Concorrencial, Fusões e Aquisições, bem como Contratual. É muito comum termos clientes com problemas tributários e consumeristas também.