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TAVARES PRANVIATMANN, DE PRANVIAT PRODUÇÕES, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Comecei filmando pequenas festinhas de amigos, isso em 1992, com uma câmera muito velha em VHS. A partir dai tomei gosto pela filmagem, aprimorei as edições e comecei em 1995 a fotografar. Nunca fiz curso nenhum, tudo o que aprendi foi autodidaticamente, lendo, testando, errando e acertando. Em 2000 patentei o nome da minha empresa PRANVIAT Produções (que é um anagrama de Produtora de Animação Vídeo e Arte). Nesse mesmo ano, abri um ponto comercial com CNPJ e comecei o atendimento ao grande publico. Hoje, 2015, conto com equipamento super moderno, uma gama de clientes satisfeitos e técnicas de foto e vídeo de altíssima qualidade. Vale lembrar que em 1994, tive a ideia de agregar aos pacotes de FOTO e FILMAGEM, um veículo para condução dos noivos. Comecei com um Tempra e hoje tenho 95 carros na frota terceirizada. Tenho orgulho de ser a segunda empresa que oferecia plaquinha personalizada nos carros, naquela época, só tinha eu e mais um concorrente.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Infelizmente, os clientes exigem preço baixo e qualidade, coisas que são muito difíceis de unir, afinal, um pastel de vento sempre será mais barato que um pastel de camarão.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Desde 2012, quando a crise começou, e a proliferação dessa praga de fotógrafos amadores e apertadores de botão se alastrou pelo Brasil, tive que baixar meus preços, porque senão fechava minhas portas. Hoje o mercado fotográfico está prostituído, e infelizmente se fecha contrato fazendo leilão ao contrário. O que der mais coisas num preço menor, ganha o cliente. Já cheguei a fazer trabalhos pra ganhar 50,00 no final, só pra não ficar em casa sem nada pra fazer. As dicas mais comuns são: 1) Tente fazer algo bom, bonito e barato. 2) Tente fazer algo diferente dos concorrentes; 3) Tente agregar serviços com desconto dos parceiros, ou seja, ofereça o seu produto + o produto X do seu parceiro + o produto Y de outro parceiro, num pacotão de desconto que atraia o cliente.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Não uso marcas. Eu sou a Marca.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Whatsapp na festa, envia fotos pro celular (central) e envia tudo pro telão ao vivo na festa.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Antes de ser fotógrafo, já fui auxiliar de escritório e estagiário em CPD. Fiz faculdade de Processamento de Dados e sou formado, mas nunca exerci. Amo fotografia e sou do tempo que a foto não era só comércio, e sim, uma arte. Hoje qualquer zé mané é "fotógrafo".
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Todas as faixas etárias, pois fotografo parto, então 0 anos. Faço aniversário, então 1 ano em diante. Faço debutantes, então 15 anos. Faço casamentos, bodas e até funeral. Meu público é da classe A (10%), B (60%) e C (30%). Dificilmente pego um cliente AAA e os clientes classe D só quando faço fotografia por caridade.