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JUAREZ FORTES, DE RASTEK SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Formado em administração de empresas pela Uniritter, tive uma formação profissional no ramo bancário e securitário, onde trabalhei por mais de 10 anos. Trabalhei na Caixa Seguros, Unibanco e fui concursado do Banco do Brasil, mas larguei o ramo bancário para ir atrás de um sonho que sempre tive, me tornar um empresário. Criamos a Rastek Soluções em Informática durante a crise de 2008, onde identificamos que havia muitas oportunidades no mercado de serviços de infraestrutura de TI para empresas, pois eram serviços especializados e com poucas empresas competentes atuando no mercado, e como temos um sócio bastante competente na área, resolvemos criar a empresa durante a crise, projetando que muitas empresas estariam revendo seus contratos buscando redução de custos, e conseguimos sucesso nessa estratégia de criação da empresa.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Os clientes da nossa área exigem bastante profissionalismo nas nossas ações e competência nos serviços que prestamos, esperam da gente um serviço de excelência, que se traduz em ambientes de TI funcionando corretamente, sem muitos problemas. Nós da Rastek buscamos oferecer para as empresas um serviço altamente qualificado, baseado nas melhores práticas apresentadas por ITIL, que é um conjunto de boas práticas em TI adotado por grandes empresas em todo o mundo. Além disso, os clientes sempre esperam pagar um preço justo nos serviços de informática, e a Rastek consegue possibilitar um preço adequado à realidade das empresas de pequeno e médio porte.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Para sobreviver à crise, minha principal dica é possuir um planejamento bem estruturado, com estratégias bem definidas e baseadas em dados reais, sempre vislumbrando um cenário bastante pessimista - Tanto de mercado como no desenvolvimento da empresa - Pois se a empresa se prepara para o pior dos cenários, é mais difícil ter problemas em decorrência de uma crise. Se a empresa faz suas projeções sendo otimista, o risco de ter problemas é bem maior do que se a empresa se preparar para um cenário pessimista, onde está esperando faturamento baixo, menor volume de negócios, aumento de taxa de juros, etc.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Microsoft, Cisco, HP, Samsung, Kingston e outras. Trabalhamos com as marcas referência no setor de TI, pois é de extrema importância trabalhar com marcas confiáveis nesse segmento.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Trabalhamos com foco na qualidade dos serviços prestados como diferencial competitivo do nosso negócio. Nossa empresa busca estar sempre atualizada com as mais novas tecnologias, aplicando as melhores práticas de TI para nossos clientes.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Minha formação profissional foi no segmento bancário, onde trabalhei dando treinamentos de venda de produtos de fidelização bancária (Seguros, previdência, Consórcio e Capitalização). Além disso, fui gerente de expansão de mercado no Unibanco e também atuei no segmento PJ no Banco do Brasil.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Trabalhamos com empresas de diversos ramos, principalmente escritórios. Atendemos empresas do segmento jurídico, Arquitetura, Design, Contabilidade, Assessoria de imprensa, comunicação, escolas, etc. Atendemos empresas de pequeno e médio porte, que precisam de serviços de TI de qualidade com preços competitivos.
Autor: Juarez Fortes