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RICARDO PRADO, DE ROTA SEGURANÇA ELETRÔNICA & PERIMETRAL - CFTV - CERCAS CONCERTINAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Após trabalhar na Polícia Militar durante quase 08 anos, resolvi sair da corporação e montar meu próprio negócio. A princípio nós trabalhávamos com terceirização de serviços, portaria, conservação, etc...logo mudamos o foco para os sistemas de segurança, pois víamos que ali estava o futuro da segurança no Brasil. Começamos a vender e instalar alarmes residenciais e comerciais, fazendo também o monitoramento dos mesmos, fomos a segunda empresa na Baixada Santista a oferecer esse serviço aos nossos clientes. Depois vieram as câmeras de segurança, o que alavancou as vendas no varejo, mas como todo crescimento atraiu muitos curiosos, houve a depreciação dos produtos em consequência os preços caíram muito. Nos vemos obrigados a trazer alguma novidade para o mercado, foi quando pesquisando achei as cercas concertinas. A princípio muitas pessoas relutaram, pois sua aparência é realmente agressiva, porém eficaz. Esse paradigma foi superado e hoje instalamos as cercas concertinas em escolas, hospitais, condomínios, residências, indústrias, presídios, enfim a cerca concertina provou que veio para ficar, pois é uma solução barata e eficaz, impedindo invasões aliado a resistência do material utilizado (nós só instalamos cercas de aço inoxidável) e suas lâminas cortantes, sem contar que não há necessidade de nenhum tipo de manutenção preventiva, e nenhum equipamento sobressalente para seu perfeito funcionamento. Hoje a Rota Segurança é a principal empresa da região em instalação desse tipo de equipamento, tendo vários projetos na área portuária, Alemoa e iniciativa privada, instalamos em média 1200 metros por mês.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Também sou cliente e tento fazer exatamente aquilo que me deixaria contente ou seja: cumprir com o que foi combinado/contratado principalmente cumprir horários estipulados e avisar se houver algum atraso. trabalhar com materiais de 1º linha e nunca, jamais mentir para seu cliente.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Você precisa estar em constante reciclagem, sempre antenado nas novidades do setor, pesquisando novas tecnologias e tendências e também criar formas de atrair seu público. É necessário você sentar com seus fornecedores e negociar preços melhores, prazos maiores, pois a crise afeta a todos inclusive a ele. Crie um diferencial para seus produtos como logomarca impressa, placas com seu contato nas obras, promoção cliente indica cliente, enfim temos que pensar 24 horas em atrair o cliente de modo que ele não se sinta pressionado porém satisfeito com a sua preocupação em atende-lo.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Uso minha própria logomarca para divulgação dos meus produtos. Além de ter um nome forte e sugestivo, já é conhecida do público.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Já a algum tempo forneço todo o meu material (cercas concertinas e alambrados) em aço inoxidável, detalhe, com o mesmo preço do material galvanizado da concorrência.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sempre trabalhei na área de segurança. Sou Técnico de Segurança no Trabalho e Gestor de Segurança Patrimonial. Mas como proprietário da empresa é inerente a minha função ter a noção de administrador e também atuo na parte de vendas diretas e corporativas.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Hoje atendemos todos os tipos de clientes: Residências, Condomínios, Escolas, Hospitais, creches, Indústrias, Estaleiros, Oficinas, etc.
Autor: Ricardo Prado