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CAROLINA SECCO, DE SECCO ETIQUETAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Nossa empresa começou em 1993. Meu pai, Luiz Secco, era gerente bancário em SP e teve a oportunidade de mudar para Blumenau-SC. Como era formado em administração resolveu montar a própria empresa. Nasceu então, a Soft Business Informática Ltda, uma revendedora de softwares e desenvolvedora de produtos para Bancos e soluções em código de barras. Vendo uma oportunidade de mercado em 1997 criou uma outra empresa que seria a Secco Etiquetas, na época chamada de Hard Business. Uma empresa fornecedora de suprimentos, entrando para o setor industrial, complementando a parte de serviço da Soft Business. Durante o surgimento das duas empresas sempre estive presente no dia a dia, então fui conhecendo o segmento pouco a pouco, bem como os produtos e serviços que tínhamos para oferecer. Entrei para a faculdade em 2007, cursando Comunicação Social. Em 2008 fiz um intercâmbio para a Itália, no qual fiquei um ano estudando. Quando retornei ao Brasil assumi o setor de marketing da empresa, pois não tínhamos nada definido e nenhuma identidade visual. Mudamos então a razão social para Secco Etiquetas Automação Ltda, e criamos uma identidade visual. Durante esse período fui fazendo cursos e me especializando conforme as necessidades da empresa. Hoje cuido da área de comunicação, mas faço parte do setor administrativo também.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Trabalhamos com clientes de diferentes mercados e setores, então eu diria que meus clientes buscam hoje soluções que se enquadram ao seu perfil, ao seu negócio e ao seu segmento.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Acredito que o primeiro passo é conhecer "o causador" da crise. O auto conhecimento é crucial para montar uma estratégia de sobrevivência. Eu me refiro não só internamente, mas todos os fatores externos como a economia, e outros setores que estão diretamente ligados à empresa. Tendo esse conhecimento podemos analisar o cenário atual, e verificar onde estamos e para onde podemos ir. Quais os campos que podemos explorar. Em outras palavras, poderemos abraçar oportunidades ou então criá-las. Outra dica é não desanimar, nem se intimidar pela crise. 2014, por exemplo, foi um ano ruim para muitas empresas. E por isso que 2015 temos que trabalhar melhor e com mais motivação.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- A maioria das marcas que trabalhamos hoje estão conosco desde o início. São empresas que confiamos e apostamos na qualidade de seus produtos. Sempre que vamos trabalhar com novas marcas testamos previamente os produtos para ver se enquadram no nosso padrão de qualidade. Alguns exemplos: Avery Dennison, Vitória Régia, Datamax, Honeywell entre outras...
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Em termos de marketing vamos apostar em geração de conteúdo. Como trabalhamos com produtos técnicos, temos muita informação para dividir com nossos clientes. Em termos de produtos, estamos apostando em um setor diferenciado. O proprietário da empresa, é presidente do Clube Blumenauense de Caça e Tiro, e diretor financeiro do tiro, portanto temos um bom suporte na área em que queremos explorar. Hoje já vendemos alguns produtos para esse público e iremos expandir nosso portfólio.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Estudei Comunicação Social, voltada para a área de Publicidade e Propaganda, mas minha grande paixão sempre foi o marketing. Então sempre que podia fazia cursos para especialização na área. Durante minha faculdade e meu intercâmbio me aventurei na área de TV. Na faculdade coordenada o trabalho na empresa, com um programa na TV Galega, TV local, que ajudava a produzir. Durante o intercâmbio fiz algumas matérias voltadas para esse área. No que se refere ao mercado que minha empresa trabalha sempre estive presente. Dentro da empresa já trabalhei em diversos setores diferentes.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Trabalho com o público B2B. Então meus clientes são compradores de empresas de diferentes segmentos.