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EMERSON CASTRO, DE SEMPRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Trabalhei mais de 15 anos numa grande rede varejo. Comecei como vendedor e sai como regional de Brasília. Foi uma carreira de sucesso, mas resolvi ser empresário com a expectativa de ter uma empresa sustentável para gerar emprego e renda. Logo que sai do varejo fui trabalhar no Sebrae como consultor e conheci meus sócios. Eles já atuavam no mercado de TI, mas precisava de um profissional mais focado na área comercial e administrativa. A partir daí nasceu a Sempre Tecnologia para atender micro e pequenas empresas na exigência da Nota Fiscal Eletrônica e sistema de gestão na web.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Na área de tecnologia os clientes desejam sistemas simplificados, mas eficientes na geração de informações e relatórios gerenciais. Além disso, exigem suporte e apoio total no atendimento se eventualmente acontecer algum problema no sistema. O grau de exigência é alto até porque nossos clientes pagam mensalidades e querem o melhor serviço possível.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Não ter receio de arriscar e acelerar para gerar novos negócios e mais vendas. Geralmente, no período de crise o empresário tem "medo" e esse sentimento bloqueia o senso de oportunidades dentro da empresa. Claro que é fundamental tomar as decisões com base em informações precisas e ter cuidado total com as despesas e custos da empresa.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Na realidade nossa marca é própria quando se fala em sistema de gestão na web. Somos uma empresa com tecnologia própria para desenvolver soluções para micro e pequenas empresas. Mais do que marcas temos parceiros na emissão de certificado digital que é a DigitalSign e na automação comercial nossos parceiros são a Interlidata, Epson, Bematech, Urano e a Elgin.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Atendimento mais presencial e com filtros para direcionar ao profissional correto. E sistemas cada vez mais simples e por segmentos.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Minha formação é na área de administração e comercial. Não estudei TI, mas tenho sócios que são especialistas e com perfil mais técnico, ou seja, juntamos forças para oferecer o melhor para nossos clientes.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Nosso publico alvo são as micro e pequenas empresas. Atendemos algumas empresas de porte médio acima, mas é pontual e com soluções específicas. Nosso foco é a iniciativa privada, nada de Governo. Única exceção são alguns clientes do Sistema "S", como o Sebrae, mas mesmo assim é uma entidade publico privada.