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PEDRO HENRIQUE GEISEL, DE SUL GRIFFE ARTEFATOS DOMÉSTICOS LTDA. - ME, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Minha esposa estava de aniversário e resolvemos comemorá-lo em Bento Gonçalves (RS), pois ficaria difícil às três filhas se deslocarem até Itapema, juntamente com os respectivos maridos e filhos. Aproveitamos a oportunidade para visitarmos uma feira que ocorria na cidade. Chamou a atenção de minha esposa uma churrasqueira Innovare, exposta. Os espetos flutuavam, presos apenas pelas pontas. O visual era clean e, ao mesmo tempo, sofisticado. Foi quando um dos genros comentou que havia comprado uma igual para seu apartamento de cobertura, que ainda estava sendo decorado. Pensei que a churrasqueira tinha a cara dos novos imóveis que vem sendo construídos em Itapema e minha esposa comentou: por que não vendê-las, então? Foi o suficiente para meu genro se informar sobre a fábrica e seu proprietário, ligar para ele e marcar uma entrevista em Carlos Barbosa (RS) para o dia seguinte. Culminou com a abertura de nossa loja em fins de 2013.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Qualidade e atenção. E é o que oferecemos. Produtos diferenciados, resistentes e muito práticos. E damos atenção integral aos nossos clientes, tanto antes, como também na pós venda.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Ao meu ver, não há uma receita pronta, aplicável a todas as empresas. No nosso caso específico, buscamos atender às necessidades do mercado com produtos de primeira qualidade. E, no caso das churrasqueiras Kafer, sem concorrência. Claro que há outras churrasqueiras rotativas no mercado, mas sem as soluções tecnológicas de nossos produtos. Até mesmo porque são patenteados. Afora a questão da segmentação, buscamos nos diferenciar com um atendimento personalizado, inexistente no ramo em que atuamos. Some-se a isso persistência e busca contínua por redução de custos via organização e racionalização. Por exemplo, há lojas lindíssimas em Itapema, mas isso representa um custo que necessariamente deverá ser amortizado e, consequentemente, ser embutido nas margens de lucro praticadas. Optamos por uma loja menos sofisticada, com os elementos necessários a bem atender aos nossos clientes, mas que não exigisse ter que trabalhar com margens muito grandes. Ganha o cliente, que termina pagando um preço menor.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- As churrasqueiras Kafer, que deram origem à loja, e os trituradores de resíduos alimentares InSinkErator, que estão há anos-luz na frente de seus concorrentes. Que fabricante dá seis anos de garantia para seu produto top de linha?
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Como dito anteriormente, produtos diferenciados e atendimento personalizado. Grande parte de nossa clientela solicita uma visita a sua casa, antes de fechar negócio.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- É minha primeira experiência com comércio. Sou funcionário aposentado do Banco Central do Brasil e antes de vir para Itapema tive a oportunidade de trabalhar em Brasília, na Casa Civil da Presidência da República (governo FHC) e na Câmara dos Deputados, com o hoje ministro Augusto Nardes.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Nossos clientes têm renda acima da média e não se importam de pagar bem por um produto de qualidade, diferenciado, que atenda integralmente às suas necessidades.