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THIAGO TAVARES, DE TGA PROPAGANDA E MARKETING, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Desde o início de minha carreira, com a vontade de alçar voos mais altos, sempre busquei aprender e entender um pouco mais sobre a profissão que exercia e nesta busca, tive a oportunidade de atuar na área de marketing de varejo de um shopping center já no primeiro emprego, onde resolvi ingressar na faculdade de publicidade e propaganda. Passados quatro anos de estudos, concluí minha graduação com chave de ouro, num grupo empenhado e cheio de novas ideias, mentes borbulhantes e eu já assumindo a dupla de diretores de criação, em resumo, conseguimos o prêmio de melhor TCC do semestre. Com diploma em mãos, resolvi que deveria buscar novos desafios, fui então responsável pelo departamento comercial e marketing de uma escola de idiomas muito conceituada, o que facilitava meu trabalho. Em meio aos contatos e negociações, sugiram as propostas de carreiras mais promissoras, foi então que conheci marketing voltado para mercado imobiliário, janelas de negócios, reuniões e bate papos, inspirado pelo exemplo do meu pai, sempre almejei ter meu próprio negócio e ali estava a oportunidade. Em 2009 decidi que era o momento, em uma conversa com um amigo de infância, que também trabalhava com criação, começamos a definir como seria nossa empresa, o capital era curto o aluguel era caro, resolvemos então, que minha casa seria o escritório, ali atendemos os primeiros clientes e com pouco tempo, ficou inviável, já era hora de um espaço comercial para a TG Assessoria e Marketing como era chamada no início, tempos depois recebeu o nome que carrega até hoje, TGA Propaganda e Marketing, onde ocupo hoje a posição de Sócio Diretor da agência.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Em um cenário econômico que não esta em sua melhor performance e o mercado super competitivo, os clientes exigem preço, qualidade e atendimento personalizado, eles querem se sentir amparados, gostam de saber que existem profissionais qualificados cuidando da imagem de seus produtos ou sua marca. É como um pai que deixa seu filho pequeno na escola, ele gosta de ver a cautela que se tem com as crianças.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- As vezes é difícil colocar na mente do cliente que a ferramenta primordial para a sobrevivência do seu produto no mercado é o marketing, alguns já reduziram o budget e outros cortaram toda a verba de campanha. Para sobreviver é preciso ter um diferencial, mostrar que seu serviço é extremamente necessário para a evolução do produto/marca do cliente e buscar parcerias para se manter competitivo em seu ramo de atuação.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Vendemos serviços personalizados, buscamos entender cada etapa do processo de nossos clientes, identificamos suas necessidades para oferecer soluções claras e funcionais para cada caso analisado.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Tivemos que passar por um ajuste de valores, visando a onda de novos empreendedores e startups que surgem a todo momento, assim como a TGA Propaganda e Marketing em seu início com capital reduzido, essas novas empresas precisam de nossos serviços, porém, não podem disponibilizar muitos recursos instantaneamente, temos então que estudar o potencial desses clientes que nos procuram, para fazer uma proposta, apostando em nosso trabalho para colher os frutos futuramente. Com esses planos mais enxutos, voltamos nossos olhos para o marketing digital, por oferecer ótimo custo x benefício. Conseguimos adequar o budget do cliente, mesmo que reduzido, com um resultado muito satisfatório.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Já tive vivencia em outras funções na área administrativa e departamento comercial que me favoreceram hoje no desenvolvimento da minha atividade atual, além da diretoria na agência, entrei também para o ramo de investimento e comercialização imobiliária.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Atendemos uma vasta gama de clientes, dos mais variados setores de atuação, temos clientes da indústria, comercio e serviços. Fabricantes de cosméticos, restaurantes, escolas de idiomas, empresas de consultoria, hotéis, logísticas, administração de condomínio e até pequenas empresas que estão iniciando suas atividades.