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ANETE CARVALHO, DE ANETE CARVALHO - MARKETING & EVENTOS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- O dom para negócios deve ser herança da minha mãe, que, semianalfabeta e sozinha, apesar de meu pai viver também conosco, precisou inventar alguns recursos para sustentar os 12 filhos. Criava receitas de doces que não existiam no mercado, cultivava horta para vender verduras, construía fornos de barro para fabricar e vender biscoitos, lavava roupa para​ fora, dentre outras coisas. Costurava nossas próprias roupas e ainda encontrava tempo para fazer nossas bonecas de pano e outros brinquedos. Eu não tive muitas oportunidades de estudo e acabei por concluir apenas o ensino fundamental. Mas, por sempre acreditar que tinha um grande potencial, decidi mudar minha história. Meu primeiro negócio veio quando me mudei para um bairro novo de Belo Horizonte e soube que aquele era o maior parque de construção civil da América Latina. Enxerguei ali um grande futuro para o comércio. Comecei, então, a observar o que não tinha no bairro e notei​ que faltava um salão de beleza. Sem dinheiro para investir, financiei todos os equipamentos, contratei profissionais e abri​ o primeiro da região que, posteriormente, acabou se tornando​ referência da área em Belo Horizonte. O salão foi convidado a participar de programas de TV, grandes eventos, além de receber algumas celebridades. Cheguei a ter mais de 50 profissionais, para os quais tinha fama de exigente (hoje todos me agradecem), mas sempre os incentivava a acreditar na capacidade de cada um e que assim como eu, também podiam mudar suas histórias. Investi em cursos profissionalizante, treinamentos e criei procedimentos que são copiados até os dias de hoje. Não atuei diretamente nos serviços, mas participei dos cursos com eles e me tornei conhecedora da área. Estive sempre presente, olhando com “olhos de cliente” para cada detalhe. Fazia questão de pontualidade no atendimento, higiene, usar bons produtos e jamais chamar atenção de um profissional na frente de clientes. Percebi que a maioria dos clientes aproveitavam o horário de almoço para ir ao salão e então tive a ideia de abrir no mesmo espaço uma pequena lanchonete que servia lanches rápidos e uma bela salada de folhas que poderia perfeitamente substituir o almoço. Foram seis anos de sucesso, mas como era limitada no meu conhecimento de administração e plano de negócios, acabei contraindo dívidas e fui à falência. Ficou a experiência e um grande legado para os profissionais, que hoje são bem sucedidos e para os quais me tornei uma espécie de madrinha. Depois, vieram dias muito difíceis financeiramente, cheguei ao fundo do poço. Fiquei traumatizada e com medo de investir em novos negócios, mas nunca desisti do meu sonho de me tornar empreendedora. A necessidade falou mais alto e decidida mais uma vez a mudar minha história, após 10 anos e ainda me sentido fracassada, com a ajuda da internet, criei pessoalmente um site, coloquei anúncios virtuais e aos poucos comecei a oferecer serviços de coffee break e coquetéis para eventos empresariais. Certo dia, recebi um telefonema através de meus anúncios da internet, perguntando se eu também oferecia recepcionistas e garçons para feiras e eventos. Sem saber muito bem do que se tratava, respondi que sim. Pedi o e-mail para encaminhar o orçamento e comecei a fazer pesquisas na internet. Solicitei orçamentos para agências já existentes para saber como cobrar, criei uma página no facebook para contratar a equipe e assim realizei meu primeiro evento e abri meu segundo negócio. Daí em diante, abandonei os coffee breaks e coquetéis, me tornei empreendedora individual e, meses depois, microempreendedora da Agência Anete Carvalho - Marketing & Eventos, que oferece um conjunto de recursos humanos para eventos corporativos, sociais, esportivos e culturais. Contamos com um casting selecionado de profissionais qualificados para diversos segmentos do marketing promocional, como promotores e recepcionistas monolíngues, biíngues e trilíngues, bem como outros tipos de mão de obra temporária como panfletagens, blitz, bandeiradas, porteiros, seguranças, garçons, copeiras e etc. Atualmente, com apenas dois anos de mercado, realizamos eventos para grandes clientes, como Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, General Motors,Embraer, etc. Ao final de cada evento, envio uma mensagem de agradecimento para o cliente, juntamente com o pedido de Feedback, que felizmente são sempre elogios. Tenho pelos colaboradores o mesmo apreço que apresento para os clientes e já estou ficando conhecida pelo diferencial, competência, honestidade e respeito. Tenho ainda o conforto de trabalhar em casa, pois meu trabalho é quase 100% via internet e dificilmente recebo clientes pessoalmente. Ainda tenho grandes planos para o negócio no futuro, como abrir a Agência em outros estados e ser reconhecida nacionalmente e, quem sabe, internacionalmente. Mas desta vez não quero cometer o mesmo erro anterior. Procurei o SEBRAE, onde possuo todo suporte que preciso, além de buscar outros conhecimentos através de cursos relacionado e estou sempre atenta ao concorrente e ao mercado. Não posso deixar de dizer que minha fé em Deus e em minha capacidade, além da perseverança, foram fundamentais nos dois empreendimentos. Ah! Fiz a prova do ENEM e recentemente, aos 51 anos, conclui o ensino médio. Anete Carvalho