DR JODELIO MANHÃES, DE APARELHOS AUDITIVOS LYTTE, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Eu tenho um tio surdo. Por causa das dificuldades que ele apresenta, eu escolhi a profissão de fonoaudiólogo para ajudar as outras pessoas que, assim como o meu tio, tivessem as mesmas dificuldades. Estudei e me graduei na UFRJ em fonoaudiologia no ano de 2000 e de lá para cá tenho trabalhado com aparelhos auditivos, ajudando as pessoas a voltar a escutar.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- As pessoas que nos buscam, apresentam limitações na comunicação, não discernindo bem o que se diz à elas. Essas pessoas necessitam de apoio para que possam ouvir bem. Quando chegam até nós, ajustamos os aparelhos auditivos adequados a perda auditiva que apresentam e, assim, devolvemos a audição. É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Trabalhar com determinação em ajudar os clientes. Trabalhar olhando para a satisfação do cliente e não para possíveis crises do mercado. O foco deve ser no cliente que está à minha frente e não nas minhas dificuldades e crises que a empresa esteja passando em dado momento.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Trabalhamos com a Oticon e com a Resound.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Temos montado um estoque de produtos para que o cliente possa sair da nossa loja com o produto, sem que haja a exigência de uma encomenda e tenha que aguardar mais de vinte dias para receber o produto. Isso é um diferencial, visto que as outras empresas não fazem estoque.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Já trabalhei com terapia de reabilitação e exames na minha área, também já atuei como gerente de pessoal terceirizado em uma área recreativa militar. Quando era mais novo trabalhei com vendas de salgados.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- São crianças, jovens e adultos, mas os idosos são a grande maioria. Todos os clientes que eu atendo têm indicação médica para o uso dos aparelhos auditivos.