Guia local de negócios em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

MARINA LOPES, DE ARQUINDEX, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- A Empresa Nosso legado. "Seja qual for o seu segmento, cuide do seu negócio. Dos processos documentais, nós cuidamos. Eficiência máxima em gestão de documentos." A Arquindex é uma empresa especializada em Gestão de Arquivos e Informações formada por profissionais com larga experiência em planejar, implantar e gerenciar sistemas integrados de gestão e armazenagem de informações. Utiliza uma metodologia exclusiva e avançados recursos tecnológicos para oferecer ao mercado soluções inteligentes na área de Gerenciamento e Guarda de Documentos com eficiência máxima e segurança total. Muito mais do que organizar e guardar documentos, os nossos serviços e programas customizados de gestão do conhecimento são planejados e desenvolvidos a partir das necessidades e objetivos de cada cliente para atuarem de forma dirigida e segmentada na incorporação das informações às ações organizacionais, subsidiando as práticas gerenciais e os processos decisórios. A organização documental da Arquindex apresenta diferenciais metodológicos exclusivos planejados para oferecer uma solução completa em gestão de processos de armazenamento de documentos e arquivos com aumento de produtividade comprovada. Direcionada para a eficiência produtiva e redução dos custos de administração e manutenção de arquivos e documentos, a metodologia Arquindex fundamenta-se na organização física adequada e na padronização dos sistemas de arquivamento para proporcionar grande agilidade nas consultas aos documentos, favorecendo a localização, a rastreabilidade e a disseminação de informações. O compromisso da Arquindex é a busca pela excelência na prestação de serviços de gestão de arquivos e documentos e a nossa missão é o seu sucesso.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Estrutura da empresa O que temos a oferecer.  Equipe multidisciplinar formada por Bibliotecários, Arquivistas, Gerentes de Projetos, Orçamentistas, Advogados, Especialistas em Banco de Dados, Programadores, Gerentes de Qualidades, Especialistas ISO, Engenheiros, Profissionais de RH, Profissionais Técnicos, e profissionais de diversos níveis de formação, todos compondo uma equipe altamente empenhada no que faz de melhor, organizar documentos.  Equipamentos de última geração, garantindo performance, alta qualidade nas imagens digitalizadas, alta qualidade de microfilmes produzidos, alta confiabilidade nas informações registradas e produzidas.  Metodologia desenvolvida pelos melhores profissionais do mercado e baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais para área documental, sendo que cada projeto é diferenciado por ser um Projeto Arquivístico, Digitalização de Documentos, ou Projeto para Documentos de Áreas Específicas e Técnicas.  Sistemas próprios desenvolvidos para atender as necessidades de todos os clientes da área de documentação, e baseados em normas internacionais de desenvolvimento de sistemas, garantindo sua fácil utilização e aprendizagem.  Sistema de Monitoramento 24 horas (alarmes, empresa de vigilância, câmeras).  Projeto de Corpo de bombeiros aprovado.  Plano de Contingência.  Seguro do imóvel contra-incêndio e desastres naturais.  Controle de pragas.  Galpões refrigerados e localizados em regiões onde não possua: indústrias com risco de explosão, riscos de inundações, excesso de poluição e outros riscos aos documentos armazenados.  Todos os documentos são armazenados dentro de caixas padrão Arquindex, com medidas internas de 44cm de comprimento x 36cm de largura x 30cm de altura, com capacidade para armazenar 3 caixas-arquivo padrão médio, e colocados em estantes que se encontram no mínimo a 40 cm do chão, essas caixas padrão Arquindex são denominados containeres.  A empresa possui servidores alocados dentro de outra empresa de TI, com backups mensais de todas as informações sobre os documentos armazenados em nossos galpões, excluindo qualquer risco de perda das informações.  Sistema via web 24 horas de consulta às informações sobre as documentações armazenadas em nossos galpões.  Telefones em horário comercial para atendimento às solicitações e informações à clientes, no período de 2ª a 6ª feira.  Sistema de logística de documentos, em horário comercial de 2ª a 6ª feira, para atendimento às solicitações de entrega e coleta de documentos nas
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Pra começar tem que estudar muito Administração, Finanças e Contabilidade para entender o que sua empresa possui de obrigações financeiras e o que não é devido. Ser bem acessorado. Aprender a lidar com bancos e o mais importante, aprender a viver sem bancos. Pois, quanto menos compromissos de pagamentos sua empresa tiver, mais tempo ela consegue ficar de pé em uma crise econômica como a atual. Ter um portifólio de produtos que possua demanda e tempos de crise econômica. Como por exemplo: A Arquindex possui monitoramento de documentos do departamento pessoal, e organização e microfilmagem de documentos de funcionários demitidos, para que empresas que estejam com grande massa de demissões tenham todos os documentos organizados e armazenados de forma segura, diminuindo perdas financeiras em processos trabalhistas. Pois, quando uma empresa demiti um conjunto de funcionários, é muito comum que alguns grupos se organizem para montar falsas testemunhas e tentar ganhar processos trabalhistas alegando falsos esforços e algumas outras coisas, como falta de fornecimento de EPI, e só os documentos produzidos pela empresa com a assinatura dos colaboradores pode provar ao Juiz total cumprimento das leis trabalhistas e do ambiente durante o tempo em que esse funcionário trabalhou. Como mantemos os documentos organizados da empresa e as obrigações em dia, nunca tivemos uma causa trabalhista perdida, sempre provamos 100% de estarmos cumprindo obrigações trabalhistas na Arquindex e de ter as provas físicas necessárias do cumprimento das mesmas.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Softwares e soluções são de desenvolvimento próprio ou importados. Marca: Fujitsu, Canon, Avision, Kodak e ARX.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Equipe multidisciplinar formada por Bibliotecários, Arquivistas, Gerentes de Projetos, Orçamentistas, Advogados, Especialistas em Banco de Dados, Programadores, Gerentes de Qualidades, Especialistas ISO, Engenheiros, Profissionais de RH, Profissionais Técnicos, e profissionais de diversos níveis de formação, todos compondo uma equipe altamente empenhada no que faz de melhor, organizar documentos.  Equipamentos de última geração, garantindo performance, alta qualidade nas imagens digitalizadas, alta qualidade de microfilmes produzidos, alta confiabilidade nas informações registradas e produzidas.  Metodologia desenvolvida pelos melhores profissionais do mercado e baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais para área documental, sendo que cada projeto é diferenciado por ser um Projeto Arquivístico, Digitalização de Documentos, ou Projeto para Documentos de Áreas Específicas e Técnicas.  Sistemas próprios desenvolvidos para atender as necessidades de todos os clientes da área de documentação, e baseados em normas internacionais de desenvolvimento de sistemas, garantindo sua fácil utilização e aprendizagem.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, uma das sócias foi gerente da qualidade em Tratamento Térmico por 16 anos, e antes disso ela tinha uma agência de propaganda. Eu sou engenheira, e trabalhava com pesquisas estatísticas e estudos de mercado para o ramo imobiliário e turismo.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Indústria, metalúrgicas, mineradoras, empresas de call center, empresas terceirização de mão de obra, empresa de monitoramento, empresas de tecnologia, laboratórios, indústria farmacèutica, indústria agrícola, hospitais, clínicas, escritórios de advocacias, construtoras, incorporadoras, montadoras de máquinas e equipamentos, importadoras, empresas que montam máquinas de perfuração, petrolíferas, condomínio residenciais e demais seguimentos.
Autor: Marina Lopes