ANDRÉ FERREIRA, DE BORTOLETTO COSMÉTICOS E PERFUMARIA IMPORTADA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Ao longo da vida sempre busquei realização profissional, acredito como toda e qualquer pessoa que busca uma posição no Mercado. Em virtude disso, após diversos cursos e inúmeros empregos malsucedidos, estudei para concurso e com 24 anos era servidor público, atingindo, dessa forma, uma estabilidade profissional. Com o passar do tempo percebi que nem sempre estabilidade profissional acompanha estabilidade financeira. Observei isso em muitas pessoas ao meu redor. Comecei, então, a refletir e me questionar sobre o que é estar realizado. Será que ter um bom emprego, estável, com um salário que pudesse custear minhas necessidades é estar realizado? Para muitos acredito que sim. Mas para mim não estava sendo o bastante. A alta de encarar novos desafios que pusessem à prova minha capacidade de persistir, de lutar, de vencer e ajudar as pessoas oferecendo oportunidades reais de realizar seus sonhos batia cada vez mais em minha porta. Tudo isso culminou com meu segundo casamento, onde minha atual esposa, que não é de Sergipe, abandonou tudo em seu Estado de origem e veio, juntamente com suas duas filhas, viver um sonho ao meu lado. Ao longo do tempo, a dificuldade dela em arrumar um emprego e o orçamento apertado, tornando nossos sonhos cada vez mais distantes, fizeram-me investir minhas horas vagas na busca de algo que realmente valesse à pena, algo que mudaria nossas vidas e a vida das pessoas, com resultados sustentáveis, gerando mais tranquilidade e tempo disponível para mim e minha família, cujo principal objetivo era a melhoria constante da qualidade de vida tanto da minha família como das demais pessoas que tanto lutam no Mercado por apenas uma única oportunidade para mostrar seu valor e, com isso, realizar seus sonhos.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O cliente está cada vez mais exigente, buscando sempre algo que satisfaça suas necessidades. Porém, 3 exigências são comuns dentre os mais diversos tipos de produtos e serviços atualmente oferecidos: garantia de qualidade no produto/serviço, bom atendimento e preço justo.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Não acredito muito em crises, pois se existe crise, a crise é pra todos e praticamente nunca é assim. O Mercado volta e meia muda alguma coisa e toda mudança gera mudança, Isso é inevitável. Alguns setores podem passar por uma certa dificuldade (que podemos então chamar de crise) por um tempo. Mas isso gerará oportunidades a outros setores menos favorecidos, fazendo com que estes ganhem um certo destaque. Não há dificuldade que não traga uma oportunidade. Um problema de colesterol é uma boa oportunidade para cuidar mais da alimentação com uma dieta balanceada e praticar alguma atividade física, saindo do sedentarismo. Um relacionamento que não deu certo é uma boa oportunidade para refletir sobre suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor. O importante é manter a cabeça erguida e os olhos bem abertos para as coisas novas, enxergando além do óbvio, de modo a identificar as oportunidades que a todo instante surgem, mas que muitas vezes não percebemos pois estamos de cabeça baixa pensando nas "aparentes" dificuldades. Então, minha dica é estar sempre com a mente aberta às mudanças, pois elas vão acontecer mais cedo ou mais tarde, não depende muito de você, mas dependerá única e exclusivamente de você suas atitudes diante dessas mudanças, parando de se perguntar "o porquê" das coisas acontecerem e começar a se perguntar "o pra quê" das coisas acontecerem. O que está se mostrando diante de ti que foge da sua visão. Fazer as perguntas certas te levarão às respostas certas para deixar a crise de lado e enxergar o caminho das oportunidades.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Perfumes, hidratantes e linha profissional para salão de beleza. Futuramente maquiagem profissional. Todos da Empresa Bortoletto Cosméticos e Perfumaria. Escolhi esta empresa devido ao compromisso com seus microfranqueados, a qualidade surpreendente dos produtos (padrão internacional), a grande oportunidade oferecida e a sustentabilidade do negócio, isto porque o Mercado é vasto e, acredite, não há "crise" neste setor. Para se ter uma ideia, em 1996 o Brasil consumia 4,9 Bilhões de reais em produtos das linhas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Em 2012 (apenas 16 anos após) passamos a consumir 34 Bilhões de reais nessas mesmas linhas. Atualmente o Brasil detém o 1º lugar mundial em consumo de perfumes e o 2º lugar mundial em cosméticos. Ou seja, consumimos mais perfumes que a própria França, berço das fragrâncias mais desejadas do mundo. O Mercado da Beleza está e sempre estará em alta, pois as mudanças de valores da sociedade atual nos levaram a buscar mais nossa valorização pessoal e elevação da alta estima. E nada como olhar no espelho e se sentir bem com o que está vendo (ou sentindo) para elevação da alta estima.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Creio que o que mais faço para me diferenciar da concorrência é mostrar aos clientes que não há concorrência direta para os produtos que ofereço, associada a oportunidade ímpar, agregando valor ao produto. Quanto aos produtos, por exemplo, a Bortoletto Cosméticos e Perfumaria coloca no Mercado o único perfume no Brasil (seja de fabricação nacional ou importado) de categoria Parfum, com 33% de concentração de fragrância importada e um alto poder de fixação que, a depender da pele, pode ser de 10 a 20 horas. Nossos hidratantes são concorrentes do Victoria Secrets, sem nenhuma substancia oleosa, em 10 deliciosas fragrâncias, hidratando a pele em questão de segundos, sem deixar nenhum tipo de viscosidade. Nossa linha de salão é comparada a muitas linhas Premium no Mercado, mas com investimentos que podem chegar até a metade do preço que os profissionais estão acostumados a pagar. Com relação à oportunidade, a Bortoletto é associada a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e trabalha na linha de microfranquia, oportunizando a toda e qualquer pessoa, com ou sem experiência, seja pessoa física ou jurídica, de adquirir a microfranquia com o melhor custo x benefício do Brasil, para vender (ou consumir) os produtos com preço de fábrica, sem atravessadores, descontos progressivos ou metas mensais, com margens de lucros reais de 100 a 177% sobre o custo. Ou seja, um profissional de salão de beleza, por exemplo, pode se tornar microfranqueado e pegar diretamente da fábrica, com o mesmo custo que um representante teria, reduzindo, dessa forma, seus custos e maximizando seus lucros.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Profissionalmente já trabalhei nesse ramo, mas há muito tempo, quando jovem. Me formei em licenciatura, com pós em Gestão de RH. Sempre gostei de lidar com pessoas, e acredito que quando você tem uma boa oportunidade, um bom produto de boa qualidade, a um bom preço, realmente não há como ignorar.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Toda e qualquer tipo de pessoa, com ou sem experiência, físicas ou jurídicas, que tenham interesse de buscar algo melhor para suas vidas e/ou consumidores que queiram conhecer e desfrutar de produtos de padrão internacional a um preço justo.