Guia local de negócios em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

RONALDO GUMERATO, DE CERVEJARIA ROTA 66, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Acho que minha história e a do meu irmão (sócio) é bem parecida com muitas no nosso país. Perdemos a mãe ainda criança. Eu comecei a trabalhar aos 12 anos e meu irmão ajudava meu pai. Infância pobre, muita privação, trabalhava apenas para se sustentar, ou pelo menos tentar, até que perdemos nosso pai também. A vida nunca foi fácil e depois de anos de trabalho tivemos enfim a chance de realizar um sonho antigo de ter um negócio próprio. A cervejaria veio para juntar nossa paixão por fazer cerveja com o sonho de ser empresário. Hoje temos uma micro cervejaria com 3 cervejas em produção, já começando a se destacar no mercado o que nos permite sonhar ainda mais alto.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Atendimento, qualidade e preço. O público de Uberlândia está entre os mais exigentes do país, mas não está disposto a pagar por isso. Temos casas hoje na cidade com nível igual e até superior em alguns casos a casas de São Paulo, por exemplo, mas com preços de cidade de interior. Ser empresário do comércio hoje em Uberlândia exige um esforço enorme para tentar entregar um serviço de qualidade à um preço baixíssimo e com mão de obra ineficiente e cara.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Reduzir custos e melhorar controle de estoque (trabalhar com o mínimo de estoque possível).
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- São as cervejas de produção própria (Califórnia, Kansas e Illinois).
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- A Rota 66 por si só se diferencia hoje na cidade. É o único bar temático de verdade. Inspirado em bares temáticos norte americanos com cozinha profissional e cardápio criado por chefe dos EUA. É um projeto para se tornar uma rede de franquias.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Nunca. Sou formado na área de TI, gerente de projetos de certificação internacional e sempre trabalhei na área. Meu irmão vem do ramo de veículos e voltou ao Brasil depois de 7 anos vivendo nos EUA.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Público entre 25 e 50 anos, classe média e alta, apreciadores de cervejas artesanais e música de qualidade.