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ROBERTA BARD, DE COISAS DE FOTO - PRODUTORA DE EVENTOS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- A vida foi me empurrando sem querer. No ano 2000, eu estava grávida e resolvi mudar minha profissão, comecei a estudar para me tornar uma web designe, fiz muitos cursos de edição de imagens, nesta época e estudei HTML. Quando meu filho nasceu, comecei a brincar de fazer fotos na escola, e no início eu dava as fotos para os pais em disquete. Meu sobrinho, que hoje está com 15 anos, no batizado, fiz lembrancinhas personalizadas com foto. Logo, outros amigos começaram a pedir e foi aí que me dei conta que eu poderia ganhar dinheiro com isto. Pois naquela época as pessoas ainda não tinham comprado a ideia do mundo virtual. Comecei a fazer lembrancinhas com fotos para as escolas nas datas comemorativas. Em 2003 comecei a fazer convites e diplomas personalizados para formaturas de educação infantil, e trabalhei até 2008 com as escolas. Daí vem o nome de Coisas de Foto, fazia imãs, caixas de Mdf personalizadas, chaveiros, canecas, etc. Logo o mercado começou a ficar saturado e os pais cada vez mais críticos e exigentes. Já nesta época, fiquei atendendo somente as formaturas da educação infantil, onde também alugo as togas. Em 2012 já fazia eventos com Fotos e vídeos. Hoje estou me direcionando somente para fotos newborn.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Qualidade e compromisso com a responsabilidade.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Fazer o diferente e buscar sempre novas técnicas e conhecimentos, com compromisso e responsabilidade.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Eu uso a marca Sony, embora não seja a mais usual. Gosto demais. São produtos mais caros por serem monopolizados.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Quanto ao aluguel de togas, meus clientes dão preferência ao atendimento, a qualidade do serviço prestado e a pontualidade. São sempre os mesmos e todo ano, novos clientes vindos de indicação. Quanto aos eventos, books e newborn, procuro fazer a diferença sempre. Não tenho estúdio e meus clientes vem sempre por indicação.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Estudei administração de empresas e até 1999 trabalhei na área de supervisão de vendas.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Só gente boa kkkkkkkkkkk. Amigos e conhecidos de amigos. Como trabalhei anos dentro das escolas, presto muitos serviços para os professores e suas famílias.
Autor: Roberta Bard