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ANTONIO SCARAMUZZOI, DE ECO BATERIAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sempre trabalhei na área comercial, passando por algumas empresas de diversos segmentos que foram verdadeiras escolas. Em quase todas comecei como vendedor e cheguei a supervisão e gerência. Depois de um tempo decidi ter meu próprio negócio e ao mesmo tempo me desafiar, abrindo numa área pouco conhecida por mim, claro, sem antes estudar bem os produtos, mercado e concorrências.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Em primeiro lugar, bom atendimento. Isso é prioritário em minha empresa. Em segundo lugar, honestidade. Depois disso é que vem variedade de produtos, preços e condições. Na minha área ainda destaca-se conveniência aliado às condições comerciais (por exemplo, saída de socorro com frete grátis).
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Planejamento em tudo que se faz, desde estudar a abertura da empresa, concorrência, etc, até os gastos com mercadorias, funcionários e demais despesas. Muitos abrem as empresas sem planejamento e se afundam em empréstimos. Até hoje nunca precisei solicitar empréstimos ou antecipação das faturas dos cartões.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- As tops, como Moura ou Heliar e as marcas populares, como Lider ou Excell, vendem sozinhas, uma pela propaganda e a outra pelo preço. As marcas mais intermediárias como Tudor ou Zetta, que tem as mesmas características e qualidade das tops precisam de impulso, e meu lucro maior estão nestas intermediárias. Alio a experiência de vendedor para trabalhar estas marcas e reverter as vendas nestes produtos.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Em primeiro lugar, estuda-las. Depois, procuro agregar serviços e conveniência em benefícios aos clientes. Alguns desses exemplos são frete gratuito na troca de bateria na residência do cliente, brindes, além de cafezinho na loja, facilidade na compra, etc.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, esta experiência com o produto é mais recente. O que há de semelhante são o atendimento e algumas experiências vividas por mim como consumidor.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Consumidor final no ramo automotivo, empresas e condomínios, ambos nos ramos automotivos e serviços (troca de baterias para no-break e geradores).