Guia local de negócios em Belém, Pará, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

CARLOS HENRIQUE CALAZANS RIBEIRO, DE ESCOLA GRÃO-PARÁ DE ESGRIMA - NÚCLEO ADERSON CAMPOS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou professor de educação física com pós graduação em Informática, onde labutei por mais de vinte anos, seja trabalhando, seja lecionando. Alguns anos atrás, uma de minhas filhas pediu para fazer esgrima, como extra-classe de seu colégio. Acompanhando os treinos e competições dela, acabei por me apaixonar pelo esporte, e comecei a praticar. Algum tempo depois, realizei curso chancelado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), e fui trabalhar como auxiliar técnico em esgrima - concomitantemente com meu outro emprego como informático. Após me aposentar, nossa família se mudou de São Paulo para Belém, e não havendo esgrima federada a CBE na cidade, resolvi buscar parcerias para ministrar aulas. Registrei-me no CREF da nossa região, e estabeleci uma parceria com a Escola de Dança de Salão Aderson Campos, no Bairro de Batista Campos, onde ministramos aulas de esgrima para iniciantes, praticantes, e atletas de alto rendimento em horários que nos foram disponibilizados. Estamos também fechando outras parcerias - novos núcleos do esporte -, com colégios,para a prática de Esgrima Estudantil ainda em 2015.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Na relação profissional, seriedade, comprometimento, e confiança. No aspecto físico, uma preparação física que valorize a individualidade biológica. No aspecto esportivo, o desenvolvimento lúdico e competitivo.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Nunca deixar de inovar, mas sem perder o foco do seu negócio. Estreitar sempre a relação professor x aluno, entendendo seus desejos e anseios. Nesse sentido, e utilizando sua sensibilidade profissional, é onde se deve inovar.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- A paixão pela Esgrima, que considero ser um estilo de vida. Como no lema da Escola Grão Pará de Esgrima: "Mais que um esporte, um estilo de vida". Esse estilo de vida pode ser representado pela explosão do sabre, a velocidade e flexibilidade do florete, e pela tática da espada, as três armas que são ofertadas para alunos de ambos os sexos.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Permitir aos alunos que desejem participar de competições nacionais oficiais como atletas federados junto a Confederação Brasileira de Esgrima. Também realizamos avaliações físicas biométricas e cinesiológicas regulares sem custo para o aluno. No âmbito administrativo, utilizar de todas as formas de pagamento, e fidelizar o aluno com promoções. Também estamos mantendo página e rede social da Escola Grão Pará de Esgrima.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sou Oficial da Marinha de Guerra da reserva, do Corpo da Armada, atividade que exerci durante 33 anos, sendo que os últimos 20 como informático. Como professor de educação física, sempre empreguei meus conhecimentos dentro da Marinha como encargos colaterais, mas em emprego constante desde que me formei professor, em 1992.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- O mais variado possível. Adultos que desejam exercer uma atividade física que condicione fisicamente e que seja segura e divertida, pessoas pós operadas que, após liberadas pelo médico para atividades físicas, desejem condicionar-se com segurança. Também iniciantes infantes e adolescentes, que desejem realizar uma atividade competitiva e prazeirosa. Alguns também são atletas veteranos, aproveitando a longevidade que a esgrima fornece.