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GIOVANI LENINE, DE GIOTEC, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sempre fui empreendedor, mesmo quando não sabia exatamente sobre isso. Comecei aos 19 anos porque gostava de ter minha autonomia e independência financeira. Meu primeiro empreendimento foi no ramo comercial, revendendo produtos pela internet e anunciando nos jornais. Meu único investimento era o aparelho celular, no qual eu atendia aos pedidos e despachava pelos correios ou fazia as entregas eu mesmo, de ônibus. Descobri ser um vendedor. Quando o mercado saturou e a concorrência ficou grande, me reinventei e busquei outros nichos de mercado, me descobri empreendedor. Hoje, invisto cada vez mais em informação e alio outros conhecimentos da cultura empreendedora. Corro atrás mesmo. Na atual fase, estou melhorando todos os aspectos empresariais, tornando minha empresa cada vez mais profissional. Hoje, tenho profissionais para todas as áreas de atuação em que não domino. Todos têm voz ativa e liberdade para propor ideias inovadoras que melhorem os processos e os serviços.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Uma empresa sabe que é primordial oferecer o que o consumidor deseja, atender com excelência, antecipar suas necessidades e superar suas expectativas. É oferecer ao mesmo tempo: qualidade, quantidade, prazo de entrega e preço. Exigências ampliadas também para aqueles que são meus fornecedores. Meus clientes, assim como eu, querem qualidade e preços baixos. Eles também buscam informação. Quando se atua no ramo de serviços, o atendimento pós venda se torna importante e eles sabem que podem contar com assessoria e consultoria, o que torna a relação de credibilidade confiável e duradoura.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Continuar a oferecer serviços de qualidade. Sempre. Não importa o quanto a recessão tenha atingido a economia, o cliente não pode ser penalizado por isso. Invisto em conhecimento do meu ramo de atividade, é o mínimo de respeito que você tem que ter com aqueles que confiam na sua empresa.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Busco os melhores produtos porque posso oferecer qualidade e isto retorna como economia para meus clientes e também para seus negócios, ou seja, acaba sendo um investimento.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Tenho investido em personalização nos serviços e novas tecnologias. Procuro conhecer as necessidades e antecipar os desejos de cada cliente individualmente. Invisto também em recursos humanos, procuro atualização e qualificação constante para toda a equipe. Às vezes, eu mesmo pago o curso.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Posso dizer que sim, ainda trabalho com vendas e serviços. O que mudou foi o produto que eu ofereço e o perfil dos meus clientes.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Trabalho com um público menor e especializado – como outros empreendedores individuais - que conhece o produto que está comprando e gosta de qualidade, desta forma trocamos muitas informações. Outro perfil, são clientes que utilizam os serviços para uso pessoal, que geralmente não conhecem bem o produto. Para eles, oferecemos consultoria para saírem com a melhor alternativa para as suas necessidades. Desta forma, garanto rapidez e atendimento personalizado. Não quero ter muitos clientes e tornar tudo mecanizado, gosto dessa relação próxima. Eu mesmo atendo no balcão e os clientes tem meu celular.