Guia local de negócios em São José Do Rio Pardo, São Paulo, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

JOSÉ RENATO DARIN, DE JRDARIN FOTOGRAFIAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Minha história pessoal se resume em muita dedicação e vontade de vencer. Trabalhei em diversas áreas, mas nenhuma delas era aquilo que me dava prazer, ficava preocupado em ter que trabalhar por necessidades financeiras e não por amor que se faz. Fotografia para mim sempre foi uma paixão, desde criança, ficava encantado com a arte da fotografia, mas infelizmente tudo que envolve câmeras e equipamentos fotográficos sempre foi muito caro e nunca tive condições financeiras para comprar, até que certa vez, fui dispensado de um trabalho e com o valor ganho no acerto de contas, investi em equipamentos profissionais de fotografia, criei minha marca e comecei a fotografar profissionalmente. No começo, foi muito difícil, pois estava sendo mais um no meio da multidão, aqui em São José tem excelentes profissionais de fotografia que sempre foram a preferência do pessoal; custava a acreditar que um dia estaria entre eles, visto como um fotógrafo... Mas graças à Deus, conquistei bem mais além dos meus objetivos, muita gente duvidava da minha capacidade, e isso para mim ia contra o meu ego, e não deixei isto acontecer, mostrei à eles que eu sou capaz e disso me orgulho muito! Hoje, estou com meu escritório aberto, clientes entram e saem diariamente em busca dos meus serviços; e para melhorar ainda mais meu trabalho, adquiri mais conhecimento e equipamentos para melhorar ainda mais, e que assim seja até quando Deus quiser.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Exigem a minha presença nos eventos, nada mais justo. Quando fecham um casamento comigo, sou eu quem vou! Não contrato freelancer's para ir no meu lugar. Os meus clientes, não são apenas meus clientes, acabam criando laços bem maiores. Eles confiam em mim, têm a certeza de que sei fazer tudo e muito bem feito!
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Bom, sinceramente, não sei dizer se estamos em crise ou não; pelo menos não me considero estar em crise, mas a minha dica é que gastem somente o necessário e jamais cometer o erro que a grande maioria faz: gastar bem mais do que se ganha.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Prefiro marcas de álbuns importados, pois a qualidade é muito satisfatória e superior às nacionais... É uma forma de me diferenciar, qualidade em primeiro lugar!
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Faço o meu trabalho sem me preocupar com o trabalho dos outros, não sei como a concorrência trabalha, mas acredito que o meu diferencial é a forma que trabalho; independente para quem, eu prezo muito a qualidade e beleza das fotografias, dos álbuns... Mantendo sempre o meu toque especial, que é visão, percepção e criatividade para deixar um álbum lindo, sofisticado e impressionante ! Os clientes adoram o resultado, e confesso que muitos se assustam; pois consigo deixar um álbum maravilhoso e luxuoso, por mais simples que o evento seja.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, já trabalhei em diversas áreas fora do meu ramo atual. E com muita luta e dedicação consegui adquirir minha primeira câmera; no início era hobby, adorava fotografar de tudo, até que um dia decidi tornar o que era hobby em trabalho... E trabalhar no que se gosta e ama fazer, NÃO TEM PREÇO!
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Tenho clientes de todos os tipos, de todas as classes sociais, de todos os gostos, de todos os tipos; qualquer um que queira um serviço de fotografia profissional de qualidade e diferenciado, terá comigo!