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ALEXANDRE CAMPOS, DE MULTIFACILITIES, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Meu nome é Alexandre e hoje sou proprietário da MultiFacilities. Trabalhei por 28 anos em uma empresa de grande porte da região e aos 48 anos decidi deixar o mundo corporativo para abrir minha própria empresa de serviços. Durante alguns meses eu elaborei um Plano de Negócios muito detalhado, e antes de iniciar as atividades operacionais, regras foram definidas, procedimentos foram escritos, fluxos, planilhas, modelos, etc., foram elaborados no sentido de tornar aquele sonho em uma empresa de sucesso. A MultiFacilities é uma empresa de manutenção que presta serviços gerais, instalações elétricas e hidráulica. Nossas atividades são focadas em reparos e elaboração de projetos de pequeno porte de marcenaria, elétrica e iluminação, destinado às pessoas físicas que não possuem tempo ou habilidade para fazê-los. Trabalhamos também para pequenas empresas como escolas, escritórios, consultórios, etc. Em nossos serviços de manutenção predial, atuamos em edifícios e condomínios, que não possuem em sua organização, profissionais dedicados a efetuar tais serviços ou procuram otimizar seus processos de manutenção.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- No ramo da prestação de serviço, os clientes buscam mais a qualidade do que preço baixo. Nós denominamos de preço justo. Não podemos imaginar que um cliente que compra uma TV de última geração irá economizar na instalação desta TV adquirindo um suporte de parede de segunda linha. Além da qualidade, nossos clientes buscam segurança, cordialidade, limpeza, entre outros.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Profissionalismo !!!!!
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Não trabalhamos com marcas específicas, pois nosso portfólio de serviços é muito amplo. Nosso foco é a qualidade e segurança e por isso não abrimos mão de usar ferramentas e EPIs adequadas, e sobre tudo sempre material de primeira linha.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Nossa empresa, apesar de muito jovem, busca estar próximo do cliente e uma das nossas marcas é o pós-venda, pois todos os atendimentos em residências são checados através de uma pesquisa de satisfação por telefone.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Como falei anteriormente, trabalhei 28 anos em uma mesma empresa e passei por várias áreas, o que me deu uma bagagem profissional bastante abrangente. Nos últimos anos fui gestor na área de serviços gerais, onde tive a oportunidade de estar muito próximo dos clientes internos e prestadores de serviço. Além da minha trajetória profissional, fiz também dois MBAs, sendo um de Gestão Empresarial (FGV) e outro de Serviços Compartilhados (SENAC).
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Podemos dividir em dois grandes grupos: Residências e Empresas. Entre os clientes residenciais, encontramos famílias que não tem tempo, disponibilidade, habilidade ou até ferramentas apropriadas para efetuar instalações ou reparos em suas residências. Já as empresas nos procuram pois não possuem profissionais dedicados para efetuar tais serviços ou procuram otimizar seus processos de manutenção. Entre as empresas clientes temos lojas em Shoppings, escolas, escritórios e condomínios, e até temos contratos de manutenção com alguns destes. Oferecemos pacotes de horas que os clientes podem utilizar da forma que quiserem. Percebemos que este é um de nossos diferenciais, pois as empresas têm à sua disposição profissionais qualificados para executar serviços diversos sem a necessidade de aumentar seu quadro de funcionários.