Guia local de negócios em Betim, Minas Gerais, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

PAULO MARTINS, DE PAULO MARTINS FOTOGRAFIA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou formado em Engenharia de Produção e trabalhava na área. Para aliviar o stress do trabalho comecei a me interessar pela fotografia. Comprei alguns equipamentos e fiz alguns cursos, até que sai do meu emprego e vi a oportunidade de investir na área e trabalhar por conta própria, mesmo que não tivesse nada a ver com a minha profissão até então. Investi em equipamentos profissionais e cursos e comecei a fotografar com amigos que já trabalhavam na área, foram surgindo trabalhos e hoje me profissionalizei no ramo de foto e vídeo, fazendo em sua maioria eventos sociais como casamento, aniversários e também ensaios em geral como gestante, pessoal, famílias, etc.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O meu serviço mexe muito com o sonho das pessoas. Principalmente noivas e gestantes. É um momento único na vida da pessoa e ela quer registar aquilo de forma inesquecível. A maior exigência que encontro é em relação à qualidade do serviço, que abrange o olhar do fotógrafo, a qualidade da execução da foto e a qualidade final da entrega, seja ela impressa ou digital. Claro que tem muitos clientes que buscam preço baixo e tem muitos profissionais que cobram muito pouco, mas a qualidade do trabalho é proporcional ao preço, então sempre alerto aos clientes que serviços muito baratos, muitas vezes não vão atender suas expectativas.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Em tempo de crise é muito comum a gente ouvir sobre redução de custos, redução de mão-de-obra, mas a minha dica é o contrário. É investimento. Investir no atendimento personalizado ao cliente, na educação ao tratar o cliente, fazer seu cliente se sentir bem em estar comprando um produto ou serviço com você. Falando como cliente, eu prefiro pagar mais caro em um lugar que me atendeu bem do que pagar mais barato em um lugar em que sou mal atendido. Então investir no cliente e fornecer produtos e serviços com qualidade e no prazo certo, independente de crise, fará com que o negócio tenha sempre boas expectativas e boas vendas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- A concorrência na área da fotografia muitas vezes é desleal. Hoje em dia qualquer pessoa pode comprar uma máquina, tirar foto de alguém e cobrar por isso. Costumo dizer que qualquer pessoa que ganhe dinheiro tirando foto é profissional, o que não quer dizer que as fotos sejam boas. No meu caso creio que meu olhar seja o maior diferencial. Eu posso entregar a mesma câmera, com a mesma lente pra duas pessoas diferentes fotografar a mesma cena, e o olhar de cada um é que vai fazer com que a foto fique diferenciada uma da outra. Quando uma pessoa me contrata, ela paga por um serviço que ainda não sabe como vai ficar, então acho que a confiança no olhar e estilo de cada fotógrafo é que conta muito e eu tento sempre conhecer meus clientes melhor, para poder fazer as fotos com o meu estilo e de acordo com a personalidade dele.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, utilizava a fotografia como hobby como desafogo da rotina de trabalho, trabalhava no ramo automotivo, no setor de engenharia, o que era bom, eu gostava do trabalho que desenvolvia, mas era muito estressante e desgastante, quando saí de lá, vi a oportunidade de trabalhar por conta própria e não pensei duas vezes. Estava recém casado e minha esposa me apoiou bastante.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Tenho vários tipos de clientes e procuro atender a todos, mas os que mais me procuram são os que querem um serviço de qualidade e com preço razoável. Sabemos que profissionais a mais tempo no mercado ou que já possuem um status costumam cobrar mais caro e também sabemos que tem aqueles que quase pagam pra trabalhar de tanto barato que cobram, acredito que fico no meio termo e é esse perfil de cliente que mais me procura, os que querem um preço que podem pagar sem abrir mão da qualidade.
Autor: Paulo Martins