Guia local de negócios no Rio Das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

ROLANDO MARTINS, DE PONTO ENGENHARIA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Me formei como Engenheiro Eletricista em 1998, pela UFF em Niterói. Durante cerca de 14 anos, fui funcionário de empresas concessionárias de energia elétrica. Durante todo esse tempo, sempre fui muito procurado para consultoria em todos os assuntos que dizem respeitos a Geração, Distribuição, Eficiência Energética e Normatização no setor, e participei de diversos grupos de estudos importantes na área. Em 2011, vislumbrei a oportunidade de tornar isso um meio de subsistência, e agarrei essa oportunidade com unhas e dentes. Decidi então abrir a empresa PONTO ENGENHARIA, especializada em Consultoria e Projetos em Sistemas Elétricos. Nestes 4 anos de vida da empresa, já prestei serviços para mais de 50 empresas de diversos portes e áreas de atuação, principalmente em projetos de subestação, projetos de Instalações Elétricas, Consultoria para adequação ás normas NR-10, NBR 5410, NBR 5419, NBR 14039, etc. principalmente nas regiões de Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goitacazes.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Com a eminente e grave crise energética (com grandes possibilidades de apagões ou racionamento) nos assombrando, as empresas estão procurando soluções em duas áreas especificas: 1. Otimização e eficientização energética dos seus processos, visando redução do impacto dos custos de energia elétrica, 2. Projetos de energias alternativas renováveis, principalmente energias solares e eólicas, pensando em alternativas para reduzir o impacto de possíveis apagões ou racionamento na produção.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Hoje a palavra do dia é otimização de gastos. Tudo que for supérfluo tem que ser considerado um luxo totalmente desnecessário. Precisamos (digo TODOS, inclusive em nossa casa) repensar a forma como temos utilizado a energia que chega em nossa casa. Só uma mudança de cultura de desperdício irá permitir nossa sobrevivência. Não me refiro em reduzir nossa qualidade de vida, mas em utilizar melhor o recurso que nos é disponibilizado para não termos que, num futuro próximo, sermos obrigados a conviver com falta de energia (o mesmo pensamento podemos aplicar á utilização de água potável). Temos apresentado diversas soluções, inclusive para residencias, de aplicações de energia solar fotovoltaica muito interessantes.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Não me apego a nenhuma marca em especial. Quase que permanentemente temos visto novas marcas e soluções no mercado. Estamos pesquisando permanentemente como atender aos nossos clientes com marcas de alta qualidade e preços acessíveis.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Temos nos aprimorado permanentemente, fazendo cursos nas diversas áreas que trabalhamos, e mantemos também um estreito relacionamento com os clientes e fabricantes, assim tendo a certeza que falamos uma linguagem que todos entendem. Também o desenvolvimento de parcerias sustentáveis com outras empresas da área (inclusive potenciais concorrentes) nos mantém no foco das necessidades atuais do mercado.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, sempre fui apaixonado pelo que faço e não me vejo fazendo outra coisa. Mas dentro do que faço o leque de serviços prestados é tão grande que não existe muito espaço para desviar a atenção. A nível de hobby, gosto de tudo relativo a informática (principalmente desenvolvimento de aplicativos e algoritmos), mas não tenho utilizado esse conhecimento comercialmente.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Os meus clientes são principalmente Industrias da área de Petróleo e Gás. Atualmente tem crescido a quantidade de clientes residenciais procurando instalações de energia solar.