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IRMÃOS WELLINGTON CARVALHO E MARCELO CARVALHO DE ARAÚJO, DE POUSADA RECANTO DE PRAIA SECA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- O sonho começou com dona Maria Eunice de Carvalho, idealizadora da Pousada Recanto de Praia Seca em 1986, juntamente comigo Wellington Carvalho de Araújo - 48 anos e meus irmãos Willyma Carvalho de Araújo - 47 anos e Marcelo Carvalho de Araújo - 42 anos; quando ficou decidido que em vez de fazermos uma casa de praia para a família, seria construída uma pousada, pois a vocação dessa família e de receber bem todas as pessoas. Em 2002 foi inaugurada oficialmente com a razão social de Pousada Sossego de Praia Seca Ltda. ME e nome fantasia de Pousada Recanto de Praia Seca. Em 17 de maio de 2014, nossa mãe dona Eunice, faleceu; mas os seus ideais ficaram para impulsionar as novas mudanças rumo ao crescimento e sucesso como empreendimento.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O mercado atual exige o máximo de qualidade, com o mínimo de custo, o cliente exige diferenciação, alta qualidade e transparência: ele deve encontrar no balcão da ousada o mesmo preço que você fornece no site com todos os item anunciados, atualmente as pessoas querem funcionalidade e praticidade na busca de informações, a cada dia que passa os clientes exigem mais acessibilidade na pousada, estar conectado com a pousada onde estiverem, além disso os hóspedes que frequentam a pousada têm a expectativa de conhecer os donos. Também é necessário ser flexível, permitir a entrada antes do início da diária ou a saída depois um pouco depois do horário. Os brasileiros estão mais exigentes e querem ser bem tratado em um ambiente familiar!
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Vivemos numa crise global. É um período difícil. Mesmo assim, a Pousada Recanto de Praia Seca teve um crescimento na nossa taxa de ocupação em relação ao ano anterior. Nós aprendemos que nesse seguimento não existe crise. Quando o mercado não está bom, você tem que inovar pensar fora da caixa e unir ainda mais a equipe. Mesmo em tempo de retração a Pousada nunca deixou de fazer investimentos, outro ponto importante e que ninguém quer sacrificar o lucro. Mas, se não é possível ampliar a receita, manter o retorno depende de cortar os gastos e tornar a empresa mais eficiente. O primeiro passo é analisar os custos e identificar o que pode ser controlado, o empreendedor não negocia o preço da energia elétrica, mas pode evitar desperdício. Aperfeiçoar os processos de trabalho, mas cuidar muito bem da própria imagem como proprietários deverão fazer ações de marketing divulgando a cultura, tais como: elementos históricos, esportes radicais, lazer, praia, comidas típicas da região e a suas belezas naturais. Importante também e unirmos forças com comercio local para estarmos alinhados para recebermos esses clientes, desse modo, o trabalho em grupo passa a ser fundamental.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Nós somos prestadores de serviços, o que oferecemos aos nossos clientes é um atendimento de qualidade com serviços de qualidade, não comercializamos produtos.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Nós oferecemos aos nossos clientes um atendimento de qualidade com produtos como, colchões de densidade 45 novos para um sono confortável, travesseiros novos e macios de qualidade antialérgica com antimofo e antiácaro roupa de cama nova e bem cuidada, televisão, frigobar, TV por assinatura, ar condicionado, WiFi e um excelente café da manhã servido bem diversificado e com produtos de qualidade e um ambiente familiar a onde eles se sintam na sua própria casa.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Eu e meus irmãos começamos a trabalhar muito cedo, somos de uma família de grandes vendedores da Editora Abril Cultural, nossa mãe Maria Eunice, campeã de vendas da divisão de volumes da Abril Cultural com nosso pai Irineu Pereira de Araújo diretor da mesma empresa, cada um de nós seguimos caminhos diferentes, com formação em Administração de Empresas, Pedagogia e Informática, agora com talentos unidos para cada vez mais melhorarmos o nosso empreendimento Pousada Recanto de Praia Seca.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- O mais diversificado possível, pois recebemos desde universitários a empresários.