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ROSANGELA TOLEDO, DE ROCCABE DESCARTÁVEIS, ARTIGOS E DECORAÇÃO PARA FESTAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Tenho formação em marketing e recursos humanos, ou seja, atender "pessoas" em suas expectativas e realizações é o que mais gosto de fazer. Do outro lado da balança tem minha estréia como empresária e lojista. Caçula de uma família de 3 irmãs e 1 irmão, somente meu irmão é lojista. A ideia de ser dona do meu próprio negócio já me acompanhava. Planejei empresas nos segmentos de eventos corporativos e treinamentos, áreas nas quais eu atuei e fiz carreira. Fiz site, cartão de visita e portfólio, mas como eu ainda trabalhava e não consegui conciliar ambos, optei em continuar como funcionária. Em abril/2014 surgiu a oportunidade de locar o espaço da loja e com a ajuda financeira do meu pai, que me incentivou muito, eu montei a loja. Ainda lembro meu pai dizer: "Segure o ponto. Depois resolvemos o funcionamento". A concepção da loja veio através de uma percepção forte, num momento que orava à Deus para direcionamento e sabedoria. Em julho/2014 meu pai faleceu em decorrência de câncer linfático e, mesmo com a loja inaugurada em maio/2014, meu pai não chegou a conhecer a loja. Um período delicado para mim e para a loja recém inaugurada, pois tinha que me ausentar para levá-lo aos médicos e depois para o enfrentar o luto. Contei com a ajuda de uma amiga para tocar a loja comigo. A ideia inicial era ter como carro chefe os descartáveis, pois são produtos que todas as empresas e pessoas usam, de todos os segmentos. E ter artigos decorativos para festas domiciliares. Hoje já fazemos decoração completa de festas infantis e tem crescido esta área da empresa.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Exclusividade e atenção. Os clientes querem detalhes personalizados em suas festas e bom atendimento antes, durante e depois do evento. Gosto de pessoas, gosto de atendê-las da forma que merecem: da melhor forma possível. Num 2o momento querem facilidade no pagamento. Por ser uma loja física, os clientes comentam que dá mais credibilidade em relação a decoradoras "virtuais", além de fazermos contrato de locação, emitirmos nota fiscal e ter a empresa legalizada.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Minha dica é atender o cliente da melhor maneira possível, olho no olho, relação humanizada e de empatia. Eu atendo as necessidades do cliente, mesmo que eu não tenha o produto na loja naquele momento, busco em parceiros, desenvolvo fornecedores e sempre retorno ao cliente com uma resposta. Outro ponto é a divulgar em redes sociais/networking e prospectar clientes potenciais. É um desafio diário para vender, pagar as contas, aluguel e tributos, além da administração fiscal e financeira. Estar antenada com as novidades do mercado, da concorrência e encontrar os melhores fornecedores para comprar cada vez melhor.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Alguns clientes fazem questão da marca, outros não. Há marcas "consolidadas" no mercado mas que não têm tanta qualidade, assim como tem marcas "novas" que têm qualidade e mais flexibilização de negociação/compra. Desenvolvo o fornecedor, é todo o conjunto. No segmento de descartáveis, eles não investem em promoção de vendas. Em festas é mais comum fornecerem material para divulgação no PDV.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Atendimento e entrega direta.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Eu atuei em grandes empresas nas áreas de marketing (Dana, Belofio, Stock Car entre outras), treinamentos (Grupo Pão de Açúcar, Philips, consultorias Marcondes e F&M) e eventos corporativos. Trabalhei em duas lojas de decoração de interiores (Sierra Ilustre e Essencial). Na última fui vendedora, consultora de decoração e coordenadora administrativa e fiscal. Deu-me bagagem para entender a dinâmica das lojas, mesmo sem eu saber que abriria uma loja. Hoje este conhecimento tem me ajudado.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Os melhores! Sim, meus clientes são os melhores! Mais queridos e mais bem vindos! São desde restaurantes e lojas de móveis, até clientes que querem fazer a festa dos filhos em casa, com o tema preferido.