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TONI LINHARES SCULTTORE DI CAPELLI, DE TONI LINHARES SCULTTORE DI CAPELLI, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou cabeleireiro profissional desde 1992. Comecei minha carreira como em todos os ramos, la de baixo, como auxiliar, varrendo cabelos e tirando o pó das bancadas, logo comecei a lavar e secar cabelos das clientes, aplicar químicas e tudo mais. Então o proprietário do salão me vendo trabalhar percebeu meu talento, meu "dom", então decidiu me polir, e me ajudou com meu primeiro curso, isto em 1991 na escola Senac de Porto Alegre. Dai em diante, tive direito a uma bancada e dei inicio ao meu trabalho. Sempre trabalhei com grandes profissionais, e sempre aproveitei pra absorver tudo que eu podia, ao longo do tempo fiz muitos outros cursos, desde os menos conhecidos aos mais famosos como Toni&Guy, Llongueras, Jacques Dessange Coiffure, Pivot Point Academy. Hoje em dia faço mais workshop com colegas e amigos cabeleireiros do mundo todo, em encontros ou por vídeo conferências, em busca de aprimoramentos, tendencias, técnicas novas e moda. O fato de eu me tornar proprietário e dono do meu próprio nariz, devo a minha dedicação e o amor que tenho pelo meu trabalho. Mesmo com todo meu conhecimento ainda estou sempre aprendendo, seja na profissão ou pessoalmente, sempre temos o que aprender, com qualquer pessoa ou ocasião, e assim também temos que ensinar nossas lições. Hoje, após 20 anos de cabeleireiro, resolvi... escolhi para meu bem estar pessoal, trabalhar perto de minha casa e de meus filhos em Alvorada. Tive meu salão em Porto Alegre no bairro Moinhos de Vento, onde me criei profissionalmente, Trabalhei em grandes casas como a Video Hair, Corte Zero, Mirage, Marta Hair, Dagedo, Delphine Coiffure, Hair Club Marlus Lisboa, Thippos Hair, entre outros. Em todos aprendi o que faz bem e o que faz mal para o meu trabalho, o exemplo é o melhor indicador para o bom negocio.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Atualmente a exigência dos clientes é por um ótimo trabalho com um custo razoável e bons produtos. O cliente quer ser bem atendido desde a recepção ao telefone até o término do atendimento, as pessoas gostam daquele paparico, de um sorriso, de uma preocupação com seu bem estar, mas principalmente de um trabalho bem feito e atencioso, ser fiel ao pedido do cliente é essencial, ter conhecimento sobre seu trabalho, saber adequar devidamente sem erro, um corte ou uma cor ao rosto e o estilo de seu cliente é fundamental quando eles nos dizem.. " Ah! Não sei.. quero mudar o visual!" A mudança em vezes é um desejo do ego.. que muitas vezes o cliente quer expressar e não sabe como explicar, como pedir. O conhecimento é muito exigido pelos clientes, a convicção, a segurança no seu trabalho, é importante saber sempre o que se esta fazendo, e fazer sempre com amor.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Acompanhar a crise.. simples! Dar aos seus clientes o que tu gostaria de receber! Descontos por fidelidade, promoções para manter o cliente na casa e incentivar ele a trazer novos clientes, como o cartão amigo, vale presente e cortesias. Lembrar do cliente sempre é ótimo, mesmo quando ele não aparece a algum tempo. Lembro de uma vez em meu aniversario que ganhei quatro filmes por um final de semana em uma locadora, totalmente grátis, aquilo me marcou, me ligaram da locadora pela manhã me avisando do presente e me dando parabéns, os meus irmãos me deram parabéns somente a tarde (os que lembraram) e o pessoal da locadora lembrou!?! Na real eu sabia que era marketing, mas foi bom e me fidelizou com eles, eu trouce isso comigo e passei para meus clientes, carisma, fazer com que seu cliente saiba que ele é importante e que tu precisa dele, e ser maleável com preços é minha dica para sobreviver a crise, hoje e sempre.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Temos hoje no mercado uma infinidade de produtos, mas temos também a obrigação de conhecer o que usamos, oferecer sempre o melhor para nossos clientes. Eu uso sempre os critérios de eficácia no resultado que desejo e o que o produto oferece. Deixo aqui as minhas marcas mais usadas e bem conhecidas no mercado e na minha profissão: Revlon, Paul Mitchell, Redken, Loreal, Sebastian, Llongueras, Lanza, Schwarzkopf e Igora, Joico, Toni&Guy e TiGi, Aneethun, Matrx, 3R, De Sírius, Dicolore, Express London. e também temos os fabricantes de materiais de trabalho como secadores e piastras, tesouras, máquinas, e os móveis. Tudo em nosso mundo é muito complexo, tudo com detalhes, tempos, resultados. Estas marcas foram escolhidas por nos proporcionar exatamente o que desejamos, cada qual com seu devido fim, agradando a nós, facilitando nosso trabalho com excelência e principalmente agradando os nossos clientes.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Estudar, aprender ou desenvolver técnicas que me faça diferente, especial na vida do cliente, combinando o meu trabalho com bons produtos, e manter uma sequencia de atendimento ou tratamento com o cliente.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim. Sempre fui cabeleireiro, nós cabeleireiros já nascemos cabeleireiros, é um Dom, como os artistas e artesãos. Nenhum aprende a ser, viemos prontos, apenas descobrimos se somos ou não. E paralelo a esta magnifica profissão sempre somos pintores, desenhistas, marceneiros, escultores, atores... Artistas. E cabeleireiros são por natureza "Psicólogos e Terapeutas" sempre o ombro amigo, somos o diário secreto, o confessionário, Somos quem da um impulso para a felicidade quando a tristeza bate.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Tenho clientes de 8 meses de idade até 89 anos, meninos e meninas, clientes estilo Rock'n'Rool com cabelos bem repicados e coloridos à vovós com cortes curtos virados com muito fixador, passando por senhores e senhoras discretas, do tradicional ao ousado, os mais modernos e os retro. Tudo muito misturado. Destaco apenas que não trabalho com Guanidina ou Tioglicolato, o alisamento definitivo Afro requer uma especialização na área, uma dedicação mais especifica ao uso dos produtos, e o tempo de atendimento também ocupa muito a agenda. Prefiro os Cortes e Penteados, cores diferentes do padrão também me encantam... mas meu amor fica pelos cortes mesmo. Amo mudar as pessoas.. amos o que eu faço, indiferente de estilos!