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IZAIAS CARDOZO, DE VIDROCENTER, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Eu era bancário, mas assim que conclui meu curso de Ciências Econômicas, fui convidado para gerenciar uma empresa no DF nesse segmento de Vidraçaria. Fiquei nessa empresa durante oito anos na gerência e mais oito anos como franqueado da mesma marca, depois disso adquiri mais uma marca e hoje estou no mercado com duas marcas desse segmento.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O que a grande maioria exige mesmo é honestidade do prestador de serviços, cumprimento dos prazos contratados, preços competitivos e qualidade dos produtos. Espero que isso possa se reverter um dia, acredito que o que seria mais interessante aos clientes seria mesmo qualidade dos serviços prestados, aliados aos prazos de entrega contratados e preços competitivos, além de uma empresa honesta que pague os encargos dos seus funcionários, impostos e se preocupe também com a forma de fazer seu trabalho, observando sempre a sustentabilidade e o meio em que está inserida, sabendo-se que nem sempre os melhores preços representas os melhores serviços prestados.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Não há receita para crise, desde que entramos nesse negócio, o que ocorreu em 1988, nós já passamos por várias crises e acredito que o segredo de ainda continuarmos no mercado, foi renovarmos a disposição de perseverarmos sempre e nunca desistir na primeira dificuldade, pois elas existem, mas precisamos estar preparados para vencê-las.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Trabalhamos com vidros temperados e vidros laminados, além de espelhos e películas. Nossos vidros são fabricados aqui mesmo em Brasília pela Vitral, que por sua vez compra a matéria prima direto da Cebrace, nossos espelhos são da Cebrace e também da Guardian, são produtos de qualidades renomadas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Procuramos manter um atendimento que de fato nos diferencie dos demais concorrentes, fazemos nossas visitas e orientamos a melhor forma de desenvolvimento do projeto do cliente, ou ainda recebemos as medidas via e-mail, caso o cliente tenha certeza das medidas, então nem precisamos ir ao local, basta que nos envie essas informações via e-mail que retornamos com o nosso contrato e demais informações bancárias, evitando mais perda de tempo. Os clientes tem outras informações sobre nossa empresa via Facebook, site, Whatsapp, Twitter, Google+, Telefone, etc. Não é fácil ficar de olho na concorrência, mas o que sabemos fazer, fazemos como se fosse para nós, então procuramos fazer com qualidade e não em quantidade. É difícil concorrer com pessoas sem qualificação, sem conhecimento profundo da sua atividade, alguns fazem automaticamente sem saber as normas técnicas para cada tipo de serviço, a nossa maior concorrência são pessoas que já foram instaladores e hoje são freelancer, onde os clientes compram os produtos e os contratam para executarem os serviços, nesse caso o cliente não tem garantia. Procuramos sempre estarmos atualizados dentro do nosso segmento, estudamos e participamos de feirais internacionais, assim estaremos sempre atualizados e praticando nossa atividade dentro das normas exigidas por lei. Procuramos e solicitamos ajuda dos nossos clientes quanto aos serviços realizados, assim podemos acompanhar se todo o investimento em treinamento está a contento, além do mais damos brindes aos clientes que adquirem nossos boxes.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Antes de trabalharmos nesse segmento, trabalhamos na construção civil, com hotelaria e bancos.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Nossos clientes são bem mesclados, são os residenciais os que representam a nossa maior fatia de mercado, empresas comerciais, condomínios e governo.