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MARIA FIGUEIRÔA, DE AJIKKO JAPANESE FOOD, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Eu fui casada com um japonês, que é chefe de cozinha japonesa e foi com ele que aprendi a minha profissão. Minha experiência profissional se deu junto com ele, pois tivemos um restaurante típico japonês, lá em São José dos Campos- SP. Com ele, aprendi as técnicas e as habilidades de como preparar um bom sushi e sashimi, as comidas quentes. Vale ressaltar que meu ex marido foi chefe de cozinha da Japan Air Lines (Companhia Japonesa de aviação). Nos 26 anos que ele trabalhou lá, fez comida para várias celebridades entre eles, o Michael Schumacher, Yoko Ono, além do Imperador e Imperatriz do Japão e foi com este chefe que aprendi tudo que sei sobre a comida japonesa. Nesse período eu também era uma das suas ajudantes. E foi com esta experiência, que eu resolvi abrir o Ajikko aqui em Taquaritinga do Norte. No início foi bem difícil por causa da dificuldade em encontrar a matéria prima de qualidade e específica para a culinária japonesa. Superada as dificuldades iniciais,hoje tenho ótimos fornecedores e estou sempre buscando o melhor para oferecer aos meus clientes.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Os clientes sempre buscam um bom atendimento, uma comida bem feita, um preço justo. Não adianta você ter apenas uma qualidade, é o conjunto que vai conquistar seus clientes.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Dica eu não sei dizer, mas procurar evitar desperdícios, tentar de todas as formas cultivar e cativar sua clientela. Cliente satisfeito, sempre volta.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- O macarrão para Yakissoba da Alfa, o Shoyo Hinomoto, vinagre de arroz da Tozan, óleo de gergelim da Hong Kong, molho de ostra da Kum Chun, arroz japonês da Shogun, salmão chileno da Frescatto, camarão cinza da Frescatto, kani kama da Frescatto. São muitas marcas e produtos. Estes são alguns deles. Uso porque são marcas especializadas na culinária oriental.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Eu já trabalho com uma culinária diferenciada.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sempre com comida japonesa, atualmente que além do restaurante, eu trabalho na educação como professora auxiliar.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Eu tenho um público jovem, que já conhece a culinária japonesa e é apreciador. E tenho também famílias inteiras que gostam, o filho(a) comeu e gostou e leva os pais para conhecer e assim, viram clientes.