RAY SCHURHAUS, DE ARTEIRICES DA RAY - RAY SCHURHAUS ARTESANATO, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Comecei no ramo do artesanato muito cedo, quase como brincadeira de criança. Na segunda série da escola, fazia pulseiras e colares de miçangas, levava pro intervalo da aula, e trocava por brinquedos, lanches, roupas de Barbie, ás vezes algumas moedas. enfim, daí o gosto pelas artes foi surgindo!
Com o passar dos anos, fui aprendendo muitas técnicas artesanais. Ponto cruz, crochê, tricô, algumas costurinhas. Aos 17 anos, sem saber que profissão seguir, comecei a trabalhar como secretária em um consultório odontológico, mas nunca larguei minhas artes, acabava usando como terapia. Nesse mesmo ano engravidei, me casei, e o artesanato se tornou minha válvula de escape para todos os problemas que enfrentei desde então!
Mãe muito jovem, casamento mal sucedido, cada vez mais me aprofundei, fiz cursos, mas, não larguei o emprego no consultório. Até 2012! Foi quando repaginei minha vida, deixei de ser secretária, passei á trabalhar em casa com encomendas, e o negócio foi crescendo! No final do ano de 2013 abri meu atelier, em casa mesmo, me formalizei com MEI, e me tornei dona do meu próprio negócio.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Hoje em dia, a maior exigência é a qualidade, sem dúvida! Os clientes sempre querem produtos com preços bons, mas, o que manda mesmo é a qualidade do produto, o acabamento, os detalhes, o material utilizado. E também o carinho que deposito em cada peça! Uma embalagem bem feita, um mimo! Quem é que não gosta de ser paparicado?
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Ser diferente! Estar sempre inovando nas mercadorias, buscando sempre aprender novidades. Faço cursos periodicamente, desenho muitas das minhas peças, apesar de me inspirar em outros artesãos também!
Tenho linhas de produtos voltadas para cada tipo de público que me procura, desde futuras mamães, preparando enxovais e lembrancinhas, tem aqueles que procuram algo diferente ou personalizado para presentear, ou para decorar a casa. Hoje no mercado a linha Geek está em alta, com todos os filmes e quadrinhos "na moda". Tenho linhas de produtos voltados para esse público também!
Sempre busco saber o perfil dos clientes, para saber o que eles querem, e estar sempre preparada.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Sempre busco trabalhar com os melhores tecidos, melhores feltros, melhores linhas. Trabalho com marcas como Círculo, Santa Fé, Corrente, Fernando Maluhy, Acrilex, Toke e Crie, Havaianas e Ipanema. Procuro sempre usar os melhores produtos, para que minha peça seja perfeita!
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Pesquisar! Pesquisar sempre, saber o que está em alta, quais as tendências, quais as novidades em produtos para confecção de artesanatos também. E, á partir daí, busco desenvolver produtos exclusivos e diferentes, que agradem á todos os públicos!
O segredo é sempre inovar!
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Trabalhei como secretária e estagiária. Mas, sempre tive uma pontinha de artesã, nunca deixei de trabalhar com isso!
Como queria ter meu negócio, estar mais tempo em casa, pelo fato de ter sido mãe muito cedo, e querer estar mais perto do meu filho, optei por seguir um caminho que já estava traçado!
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Hoje meus clientes são os mais variados! Mães que procuram enxovais personalizados, decoração de quartos, sapatinhos de bebê, lembrancinhas. Pessoas em busca de algo personalizado, exclusivo, para sua casa ou presente. Mulheres em busca de acessórios modernos, diferentes, coloridos e despojados. Fãs de filmes, quadrinhos, livros e games, buscando algo do seu personagem favorito, seja chaveiro, almofada, case para celular, tablet ou computador. Enfim, o fato de estar sempre antenada ao que as pessoas procuram me abre várias possibilidades, vários caminhos, vários clientes.