TIAGO COSTA, DE BE PLASTIC | EMBALAGENS PLÁSTICAS, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Nasci em São Caetano do Sul, estudei em escola pública e formei-me em Tecnólogo em Sistema de Gestão de Qualidade, Engenharia de Produção e efetuei Pós Graduação em Engenharia de Produção. Comecei a trabalhar aos 14 anos de idade de estagiário de Qualidade em uma industria situada em São Bernardo do Campo. Hoje tenho mais de 14 anos de experiência na Industria Automotiva e diversos clientes atendidos: Scania, GM, Fiat, Honda Motos, Honda Automóveis, Iveco, Renault, Jaguar, Land Rover, Mercedes, entre outros.
A ideia de começar um negócio próprio surgiu ainda na 1º faculdade no terceiro semestre em uma aula de Lay out industrial, onde tínhamos que criar uma empresa fictícia e efetuar uma pequena produção ajustando os tempos, manutenção de máquinas e recursos disponíveis. Esse foi o ponto de partida para uma pesquisa de mercado abrangente focada nas áreas de atuação, custos de MP, custos industriais e preço de venda de cada produto focado na área de embalagens plásticas.
Nesta época eu tinha 19 anos de idade e já tinha experiência de 3 empresas na carteira, tendo pleno domínio da minha área de atuação, porém sendo sempre deixado para segundo. Quando iria falar sobre aumento ou alteração de cargos devido ao acumulo de tarefas todas as respostas eram iguais, "Você conhece muito e domina o seu setor, mas você é muito novo, pense bem você sendo Líder de uma equipe de pessoas com mais de 40, 50 anos de idade o que eles vão pensar."
Neste ponto parei e refleti, tenho o conhecimento adequado, sou uma pessoa pró-ativa, meu serviço é elogiado, mas não tenho reconhecimento tanto profissional quanto salarial, o que devo fazer? Vou criar o meu próprio negócio!!!
Esta ideia ficou armazenada ainda por 5 anos até que em minha carreira profissional chegasse ao ápice e eu tivesse trabalhado em mais 3 empresas.
Quando em 2008, não tendo mais desafios profissionais e com a carreira estabilizada, não tendo mais oportunidades de crescimento, eu decide vou criar a minha própria empresa.
Em primeiro momento a empresa de embalagens plásticas foi descartada, devido ao alto investimento e pouco conhecimento produtivo e mecânico sobre as máquinas e equipamentos.
Foi então que surgiu a ideia de trabalhar com consultoria, na área de atuação de já trabalhava em todas as empresas que passei. Foi criado então o Grupo Qualidade, uma empresa de prestação de serviços, porém a mesma não deu certo e encerrou as suas atividades de 2012.
Após a grande decepção com o Grupo Qualidade fiquei 1 refletindo sobre os pontos fortes e fracos da empresa, e os motivos “Por que ela não deu certo?”. Após isto decide ser consultor de organismos de certificações, abri uma nova empresa de prestação de serviços e candidatei-me a vagas para estas áreas, fui aprovado, porém, poucos serviços foram repassados e novamente outra frustração.
Foi então que decide vou tentar mais uma única vez. Em 2013 voltei a ideia de produção de sacolas – a empresa que eu queria criar quando estava na faculdade – e em 2014 com o conhecimento das outras 2 empresas que não deram certo, com o conhecimento em máquinas / equipamento, planejamento e produção foi fundada a Be Plastic. No primeiro trimestre de vida a empresa cresceu 150% a cada mês.
Por isso eu digo a todos, se você em um sonho corra atrás dele, não desista. Não importa se todos a sua volta digam que está louco, que não vai dar certo. Lembre-se se Silvo Santos Santos fosse escutar sua família ele ainda era camelo hoje, se Bill Gates fosse escutar os seus colegas de faculdades ele não seria ninguém hoje, se Steve Jobs fosse desistir no primeiro tombo que levou da vida não teria construído um império.
Seja humilde, tenha ética e respeito pelo próximo em sua tarefas, efetua relações ganha / ganha, com certeza você terá sucesso em sua jornada.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Devido a grande expansão dos mercados os clientes atuais exigem produtos baseados em 3 pilares: baixo custo, alta qualidade e prazo de entrega imediato.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Temos cada vez mais que nos diferenciar em um mercado mais exigente, competitivo e global, sendo assim o foco principal deve ser o cliente sendo tratado com respeito, transparência, relações ganha / ganha para o crescimento mútuo e principalmente sustentável com produtos inovadores e melhorados constantemente.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Nossos produtos tem a nossa marca Be Plastic, somos desenvolvedores e fabricantes, sendo assim conseguimos atender qualquer necessidade do mercado.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Produtos com alta qualidade a um custo x benefício adequado a cada necessidade e realidade do cliente.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não comecei a amadurecer a ideia a 8 anos e após muito planejamento e pesquisa de mercado a empresa se concretizou em 2014. O ramo que me desenvolvi ao longo deste tempo é na área automotiva, mais especificamente nas áreas de Novos negócios automotivos, Engenharia de qualidade e desenvolvimento de projeto, processo e produto e exportação de peças.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Industriais dos mais variados seguimentos, distribuidores, atacadistas, supermercados, lojas e pequenos e médios comércios em geral.