DR CARLOS CARDOSO, DE ESPAÇO TERAPÊUTICO CORPORE - SAÚDE E BEM ESTAR, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Durante a faculdade o sonho de todo acadêmico de fisioterapia é ter seu espaço próprio. Infelizmente custear um consultório em uma área nobre da cidade, visando pacientes diferenciados é um custo muito alto e a concorrência é alta; então parti para o oposto, resolvi investir na periferia, pois essa parcela da população também tem problemas de saúde e precisam de nossos serviços, lógico com preços mais acessíveis mas sem descuidar da qualidade do atendimento e dos resultados do trabalho. E mesmo estando na periferia após 3 anos de trabalho tenho clientes de todos os bairros de Recife e cidades vizinhas.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Por incrível que pareça ATENÇÃO ao seu caso. Que possamos ouvi-lo atentamente e RESOLVERMOS REALMENTE seu problema. Resumindo: trabalhar com seriedade.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Em minha área (fisioterapia) serviço diferenciado e com resultados efetivos, trabalhar não só os sintomas mas resolver a causa do problema.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Dou preferência a qualidade do material, não sou muito adepto de modismos, que muitas vezes tem apenas uma grande jogada de marketing por trás, mas que na realidade não oferecem os resultados que divulgam.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Atualmente ofereci horários alternativos de atendimento à noite, pois a maioria das pessoas trabalham e durante o dia não podem comparecer as sessões de fisioterapia e acupuntura, pois em alguns casos os pacientes tem dificuldade de serem liberados do trabalho. O resultado foi muito bom, pois em serviço de fisioterapia não existe este diferencial aqui em Recife e os horários estão sempre preenchidos. Outro ponto importante e que faz muita diferença (relato dos próprios clientes) é que atendo apenas 1 paciente por horário, desta forma oferecendo a máxima atenção àquele cliente. Infelizmente as clínicas de fisioterapia atendem vários clientes ao mesmo (tipo 5 pacientes para 1 fisioterapeuta ao mesmo tempo).
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Antes de trabalhar em Fisioterapia, trabalhava na área de saúde como técnico de enfermagem na área de UTI e cirurgias, este conhecimento me faz grande diferença na minha atividade atual, pois na formação de fisioterapia não existe uma vivência de realização de cirurgia, apenas vivenciamos pós operatórios e mesmo assim já na fase tardia de recuperação.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Minha clientela é bem diversificada: atletas, desportistas, idosos, pós-operatório, pessoas com tendinites devido ao movimentos repetitivos no trabalho (LER e DORT), problemas de coluna, massoterapia, etc.