MOACIR FERNANDES SILVA, DE GRAFICA DINÂMICA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Nossa história teve inicio em 1991, quando Moacir Fernandes Silva tinha 27 anos de idade, e já com 10 anos de experiência no mercado gráfico, com muita determinação e coragem iniciou seu negócio próprio.
Aos 15 anos visitou a extinta empresa JOTADABLIO Gráfica e Editora, para solicitar oportunidade profissional na área da arte-final, já com aptidões para o desenho artístico e publicitário começou desenvolvendo arte-final, logo conheceu o parque gráfico e seu universo de serviços e produtos, interessando-se em desenvolver suas aptidões, um ano após sua contratação foi transferido para o departamento de pré-impressão, para conhecer o processo da arte-final, como ficaria o traço e as imagens impressa no papel.
Na função de "Montador de Seleção de Cores", desenvolveu as funções de "Recorte e Montagem" dos fotolitos conforme o Traçado, Suporte Transparente, finalizando os filmes de textos ou ilustração e aplicando sobre o suporte, segundo o leyalt junto com a arte final.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- O cliente hoje está mais exigente pelo fato do mercado ficar desorganizado, como: com a chegada do computador se tornou fácil os serviços gráficos, na questão da arte-final, tratamento de imagem e fechamento de arquivos, mas observamos que os serviços não tem gerenciamento, qualidade que na época do artesanal se tinha todo cuidado.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Eu vejo que é na crise que surge as idéias, porque? "É como você vende-se areia no deserto!?" Temos que na crise não fazer o que todos fazem, mas criar o que a crise pede, novas idéias, pois é com a crise que o tempo mudam."
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Não vendo marcas, tenho os meus produtos editoriais e de embalagem que personalizamos e vendemos.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Buscar experiencia de fora e fundir com as minhas para se fazer um novo conceito de material para se diferenciar da concorrência.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sempre com ramo editoral e gráfico, já são 33 anos.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Clinicas, distribuidores, construtoras, estéticas, órgão públicos, lojas, industrias e outros.