MARCELO RICARTE, DE GRÁFICA UPLOAD & COMUNICAÇÃO VISUAL, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou um jovem empreendedor, caçando de trabalhar em grandes empresas de serviços, e ver que me destacava pela minha criatividade de inovar, fui recebendo muitos elogios dos meus superiores, então ao longo do tempo nas empresas que passei tais como: Confecções, GVT, Contax, Embratel, Escritório de Contabilidade e uma Terceirizada da Caixa Econômica de Produtos bancários. Tinha uma capacidade enorme de modificar os sistemas de atendimento da empresa para facilitar a comunicação com os clientes, e com isso ajudar os operadores a atendê-los nos processos de forma mais rápida. Com isso a empresa ganha tempo, e consequentemente satisfação dos clientes batendo assim as metas desejadas, pois como bem sabemos tempo é dinheiro, principalmente quando se trata empresas de Call Center. Então tive a inspiração de oferta serviços gráficos, ate então tinha pouquíssimo conhecimento do mercado, de uma coisa só eu sábia, as pessoas nesse ramo tem uma alta demanda de serviços, e baixa qualidade na entrega de alguns materiais. Convidei um amigo para compor a empresa comigo em sociedade, pois foi tudo pensado de forma estratégica, já tinha quase tudo bolado na minha cabeça, ele, porém já manjava bem de programas de comutação gráfica, como corel Draw e photoshop já dariam para começarmos o negocio da li com serviços simples, assim deu inicio a Upload Gráfica e comunicação visual, sem nenhum recurso financeiro, nem mesmo para pagar o contador que faria a abertura do CNPJ.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Qualidade, pontualidade e preços competitivos.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Criatividade, agregar serviços que torne o seu cliente dependente de você e fazer com qualidade e pontualidade para fideliza-lo.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- 3M lonas e adesivos, pela qualidade e garantia de durabilidade.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Entrega do serviço, e dou uma pequena consultoria para meus cliente como: dicas de sistema,Métodos de organização, contatos de melhores fornecedores, faço algo que demostre minha preocupação com seu crescimento.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, Me desenvolvi no ramo que tinha vontade e gostava, orém tinha tido coragem ainda de começar do zero, ter que estudar fazer pesquisas de mercado e etc...
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Varejo, Atacado, empresas de pequeno e médio porte.