PAULO BATISTA, DE OSNJ, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Eu era urbano de São Paulo capital, trabalhava com reforma automobilística, depois de ser selecionado por programa de PDA (plano de desenvolvimento ´agrário) me tornei pequeno Produtor e hoje eu já estou bastante avançado no quesito muita produção em pequenas áreas, porque gerencio as terras de minha família, que não suportando as políticas dos governos não conseguiram se manter na atividade.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Além dos preços a qualidade é bastante exigida, principalmente na agricultura, onde nos últimos anos, houve uma crescente no uso de agrotóxico. Isso chegou também aos pequenos e médios produtores.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Minimizar o custo de produção, erradicar o desperdício, toda a atividade tem o que eu costumo chamar de conta de engenheiro: ou seja na compra da matéria prima é acrecido um percentual a mais 10% e as vezes até mais, eu estou abolindo essa prática e trabalhando com o suficiente para também não agredir o meio ambiente, mas isso só estou conseguindo formando meus próprios Técnicos dentro da família empresa, E COM ISSO TUDO produto é mais vantajoso também para o consumidor. .
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Na verdade eu trabalho com produção de grão a granel, não consigo ainda colocar esse produto beneficiado, direto no mercado.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Planejando e formando meus próprios técnicos.Também eu estou terceirizando o força mecânica, no plantio tratos culturais e colheitas, não tenho gastos de manutenção com maquinário.e nem com funcionários que eu só preciso 2 meses durante o ano, mas isso só é conseguido com a mecanização da produção.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não nessa atividade eu estou a 20 anos, já fui pintor automobilístico e trabalhei na construção civil.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Estou com contratos antecipados ou seja vende-se antes de plantar mas recebe só depois que entrega, direto pro consumidor é uma pequena parte da produção, e outro cliente é o governo com programas de aquisição de alimentos, mas esse último é deficiente!