Guia local de negócios em Belém, Pará, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

Você está aqui:  Brasil»Pará»Belém»R&L Som e Luz

RONALDO BITENCOURT, DE R&L SOM E LUZ, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Bem, eu "mexo" com som desde os 15 anos, quando comecei gravando fitas K7, desde aí, entre uma atividade e outra sempre arrumava um jeito de estar "metido" com sonorização de alguma forma. Aos 25 montei minha primeira (e única) "aparelhagem" A "Equipe de Som Aquárius" no bairro da Pedreira em Belém, essa aparelhagem durou 5 anos. Aos 30 fui convidado para trabalhar no Theatro da Paz, como Sonoplasta. Lá eu conheci então sonorização ao vivo, musica clássica, balé, sonoplastia teatral e outras coisas que acabaram me encantando mais. Depois de 4 anos saí do Theatro, devido ao final do contrato, me afastei um pouco da área, até 2007 quando, através de concurso voltei ao Theatro da Paz, bem no ponto em que parei. Com o que eu tinha juntado nesse período de afastamento montei outro som, com o objetivo de tocar em festinhas por aí e voltar à ativa, mas Deus disse não, e eu comecei então a fazer eventos religiosos, teatro, balés, até que alcancei meu primeiro cliente corporativo, daí precisava emitir Nota Fiscal, e eu tive que abrir um MEI (Micro Empreendedor Individual) daí em diante foi "só sucesso", Hoje tenho, entre os meus clientes, empresas nacionais de destaque e dois dos 4 grandes shoppings de Belém.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Qualidade e boa apresentação é indispensável, obedecer aos padrões da contratante, pontualidade e disposição para quebrar os "pequenos galhos" que só aparecem na hora do evento.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Prevenção. Tudo tem que dar 100% certo, sempre.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Eu sou uma marca! A marca que eu vendo é R&L Som e Luz, essa é a melhor empresa de sonorização e iluminação do mundo.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Como eu falei acima, prevenção. Eu sempre vou, junto com o(a) contratante, ao local do evento uns dias antes (visita técnica). Isso resolve absolutamente tudo.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, mas tenho aptidões também em produção de vídeo, fotografia e (aí já vem pro lado do som) produção de trilhas musicais para espetáculos.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Deus é o meu melhor cliente (e o que paga melhor também). Tenho uma multinacional (na verdade um grupo com várias empresas), a produtora local da maior rede de TV do Brasil, A melhor escola de Balé do Norte do Brasil e, por conta disso todas as outras escolas querem ter o som da melhor, claro. Alguns trabalhos para Prefeituras e Arquidioceses, tanto de Belém como do interior.