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EDUARDO CAROLINO , DE SANTOS & LIMA CONSULTORIA E GESTÃO, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Moro em Ribeirão das Neves desde os 10 anos de idade. Viemos para a cidade em 1986. Desde os 13 anos trabalho e estudo. Me formei em Administração e foi então que resolvi desbravar o mercado como empreendedor. Trabalhei 13 anos com carteira assinada, em 2006 comecei a gerenciar pequenas empresas, e foi então que percebi que a micro e pequena empresa dependia de informações gerencias, e que a maioria não podia bancar o investimento por diversos motivos. Assim nasceu nossa empresa de consultoria que visa oferecer informações gerenciais a um baixo custo para o micro e pequeno empreendedor.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Os micro e pequenos empresários, necessitam de informações praticas e objetivas, que seja de fácil aplicação nas rotinas gerenciais, para que tenham resultados em curto prazo. A maioria possuem muito pouco processos definidos de gestão, sendo assim, a primeira coisa que faço em um cliente é o diagnostico da empresa e a implantação de controles gerenciais básicos. A exigência em geral é velocidade e otimização dos processos, com baixo custo e ganho de produtividade.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Planejamento! É preciso traçar metas de sobrevivência, uma vez que as margens de lucro estão cada vez menores, a escassez de recursos é o maior desafio pra o futuro. o cenário nacional e mundial não está ao favor das organizações. Sendo assim medidas de austeridade são fundamentais. Um excelente plano estratégico que vislumbra o curto, médio e o longo prazo são vitais para a manutenção dos negócios.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Como nosso trabalho é vender informações, nossa marca é o conhecimento agregado de anos de estudo e pesquisa, alem de está atualizados com as praticas gerenciais mais modernas que existem. Profissionais com experiencias de mercado nos diversos setores das organizações, além de parceiros nos seguimentos jurídico e contábil. Os principais serviços são: Diagnostico da situação da empresa, plano de negócio, planejamento estratégico, plano de marketing, plano financeiro, treinamento e recrutamento, estudo de logística entre outras demanda que cada organização vier a ter.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Em nosso mercado não se pode parar de estudar as tendencias globais de gestão. Sendo assim, principalmente no meu caso, estou agora concluindo um MBA em Gestão Empresarial, e findando o mesmo ingressarei no mestrado em direção estratégica das organizações. Além de levar consultoria a um custo accessível ao micro e pequeno empreendedor, o qual investe e remunera nosso trabalho dentro do seu ganho ou de sua redução de custo.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Após trabalhar anos nas organizações, em multinacionais, e em pequenas empresas, foquei trabalhar nos diversos setores com o objetivo de agregar o conhecimento em setor financeiro, setor de marketing, RH e em produção e logística. ao concluir este ciclo me senti pronto para dar início ao maior desafio da minha vida, Empreender em um negócio propicio.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Hoje damos consultoria para diversos clientes, desde empresas de transformação ate bens de consumos duráveis, aconselhamos também pessoas físicas de como lidar com investimentos, de como controlar despesas pessoais e até pensar em seu próprio negocio. Sendo assim nossos clientes hoje variam desde empresas maduras, entrantes no mercado e até que está apenas no sonho ainda.