ALEXANDRE SIMÕES, DE SMC CONTABILIDADE - SOCIEDADE MINEIRA DE CONTABILIDADE, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- A idéia do nosso negócio nasceu da vontade de levar a nosso clientes serviços diferenciados de Contabilidade, voltado principalmente para o micro, pequeno e médio empreendedor, levando a este toda a potencialidade da Contabilidade, como ferramenta de gestão e de tomada de decisão. Temos como NOSSA MISSÃO, a prestação de serviços de contabilidade de excelência, de acordo com os princípios e normas contábeis vigentes, além de serviços de contabilidade gerencial, voltados para a gestão tributária e de custos, com foco no resultado, servindo de ferramenta de auxílio no processo de tomada de decisão de nossos clientes. E temos como NOSSO OBJETIVO, otimizar e maximizar o resultado operacional e financeiro de nossos clientes, visando seu crescimento e desenvolvimento econômico e social, procurando sempre atender e superar suas expectativas. Por fim, temos uma CAMPANHA PERMANENTE, que consiste em isentar o empreendedor da cobrança de honorário referente a abertura e registro de sua empresa, restando somente taxas junto aos órgãos competentes. É a nossa forma de retribuir e contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade e economia local.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Atualmente os clientes estão cada vez mais exigentes, mas mesmo assim, desconhecem todo o potencial que a Contabilidade tem para influenciar nas tomas de decisão de seu negócio. E o nosso papel é justamente municiar nossos clientes com todas as informações necessárias, para aprimorar e melhorar a gestão do negócio.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- A palavra de ordem é CRIATIVIDADE. Num ambiente de retração econômica, em que vivemos durante todo o último ano e que avistamos para os dois próximos, a criatividade será fundamental para adaptação do negócio ao cenário atual.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Como não poderia deixar de ser, a CRIATIVIDADE se tornou fundamental para nosso negócio seguir competitivo e na vanguarda de nosso ramo, na comunidade local. O uso das ferramentas tecnológicas disponíveis se tornaram fundamentais para a divulgação de nosso negócio e, consequentemente, na atração de novos clientes e aumento de nossa carteira, mesmo atravessando um momento de retração da economia, como um todo.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Tenho especialização (pós-graduação) em Contabilidade Tributária pela PUC Minas, sou ex-diretor do SINESCONTÁBIL - Sindicato dos Escritórios de Contabilidade e Auditoria de Minas Gerais, Consultor Tributário e colaborador do SINDCERVA - Sindicato dos Distribuidores de Cerveja de Minas Gerais, profissional devidamente registrado no CRC/MG - Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, com experiência profissional de mais de 18 anos em Contabilidade, nos seus mais diversos ramos, em empresas de pequeno, médio e grande porte, além de multinacionais e escritórios de contabilidade.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Temos uma carteira de clientes bem sortida, dos mais variados portes e ramos de atividade, de todos os setores da economia: Indústria, Comércio e Serviços.