BEZERRA JUNIOR, DE BG2M PUBLICIDADE, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e com especialização em Comunicação Empresarial, mas antes disso, mais precisamente em 1996, comecei a trabalhar em um jornal local na cidade de Pereira Barreto-SP onde comecei meus primeiros passos na área de diagramação e arte-final. E foi assim durante 10 anos, aprendendo fazendo! Depois foi chegado o momento de especialização. Foi quando entrei na faculdade e neste período atuei durante 8 anos como arte-finalista, diagramador e produtor gráfico na Agitta Comunicação em Três Lagoas-MS, após a faculdade e o entusiamo e apoio de outros profissionais da área, decidimos abrir uma agência, a BG2M Publicidade. Durante seus primeiros 2 anos de vida os sócios foram desistindo do negócio e eu, persistente como deve ser todo empreendedor, continuei com as portas abertas e recentemente, completamos 6 anos de atuação no mercado de criação publicitária.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Um mix de serviços. É sábio por todos nós profissionais que atuam na área que praticamente impossível lançar uma campanha apenas com ações off, é preciso mesclar ações online, com estratégias muito bem alinhadas de acordo com a expectativa do público e os desejos de resultados dos clientes e anunciantes. 2015 será o ano dos prazos!!! Cada vez mais os clientes precisam de fornecedores e prestadores de serviços dinâmicos, flexíveis e prontos a cumprir prazos cada vez mais apertados. Acredito que entramos em uma fase mais "descartável", ultimamente vejo muitos clientes colocando como prioridade os prazos do que a qualidade em si dos serviços. Precisamos voar!!!
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Inovação. O que não deu certo e/ou o que já existe no mercado tendem a perder força e serem excluídos das prioridades das empresas. A crise pode até refletir para alguns setores de prestação de serviço, como é o de uma agência de propaganda, mas se a oferta deste serviço for servida com ações dinâmicas e promissoras, que ao mesmo tempo seja interessante ao cliente na questão financeira, almejo aí ganhos de mercado. Ferramentas aplicadas com inteligência de mercado somadas à pessoas que estejam realmente dispostas a contribuir com o crescimento de empresas, espantam qualquer crise.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Para publicidade utilizamos veículos de comunicação local e para comunicação visual utilizamos serviços de birôs de impressão, gráficas e montadores de estruturas e fachadas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Para ser franco, ultimamente tenho evitado ver o que a concorrência tem feito. Tenho cuidado da minha empresa, da qualidade do meu atendimento e da prestação dos serviços que já possuímos dentro da agência. Claro que nem sempre foi assim, mas ficar olhando o "bife do vizinho" sem nem ter terminado o meu não leva a nada.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, há mais de 15 anos sou envolvido na área. Quando trabalhei em jornal fiz de tudo: past-up, pré-impressão, revelação de chapa (não existia fotolito e CTP ainda), acabamento, entrega. Foi um inesquecível aprendizado passar por tudo isso, mas nos últimos 8 anos me dediquei a criação de projetos promocionais, campanhas e ações publicitárias, completas ou até mesmo peças isoladas para clientes.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Atuamos com dois tipos de clientes: um que necessita de comunicação visual e impresso gráfico. Este não exige muita "criação", é um cliente que tem uma demanda pronta e que precisa de fornecimento de materiais como banners, faixas, panfletos, cartazes, etc... O outro cliente é o que necessita de estratégia de mercado, análise de ferramentas corretas para divulgar seu negócio, de uma campanha mais completa e criativa e ao mesmo tempo de acordo com seus objetivos. Este exige mais transpiração, dedicação e suor.