JOAQUIM SANTOS, DE DECORSANTOS CORTINAS & PERSIANAS SOB MEDIDA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Infelizmente fiquei sem pai aos 7 anos de idade, e tive de começar a trabalhar muito cedo e não tive possibilidade de cursar na faculdade. Em 1985 comecei a trabalhar para um dos meus irmãos mais velhos, que era proprietário de várias lojas de decoração. Inicialmente tive de fazer de tudo um pouco, desde limpeza a pintura de varões, mas aos poucos fui começando a atender clientes, dar opiniões para a decoração de suas casas e fui me apaixonando pela decoração de interiores, que para mim é uma arte que combina o gosto, a cultura, a moda, aliando a funcionalidade ao nosso bem-estar no quotidiano.
Em 1997 abri o meu próprio negócio, tendo como principal atividade a comercialização de tecidos e respectivos acessórios para a confecção e colocação de cortinas.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Nestes tempos de crise as pessoas estão mais exigentes, querem qualidade, rapidez, preço mínimo e se possível parcelado até perder de vista.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Nós dispomos de atelier próprio de confecção, onde damos forma às ideias dos nossos clientes. Acreditamos que com o dedicado empenho, podemos continuar a cumprir os objetivos dos nossos clientes e com isso combater a crise. Pretendemos ser o parceiro ideal para os nossos clientes na decoração do seu lar e podemos ser reconhecidos pela nossa extensa experiência na área de decoração oferecendo qualidade, inovação e variadas soluções na decoração de cada espaço à medida das necessidades de cada cliente.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Columbia, Corttex, Bella Janela, Couselo, devido à qualidade de materiais oferecido.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- O design, as cores, a combinação de formas e materiais exclusivos utilizados nos nossos artigos, definem em cada momento a nossa preocupação em servir, de uma forma abrangente todos os nossos clientes.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim, sempre trabalhei no ramo da decoração, tentando sempre me atualizar ao longo dos tempos.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- O meu cliente é um cliente da classe alta, média alta. Apesar de meu estabelecimento se encontrar no município de Eusébio, a maior parte de meus clientes são do Centro, Aldeota, Beira Mar.