RITA , DE RITA BRASIL DESIGN E ESTÉTICA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou do Mato Grosso do Sul, e vim morar no Rio Grande do Sul porque me casei com um gaúcho que conheci na minha cidade, comecei minha vida profissional aos 18 anos como estagiaria do Banco do Brasil, em SP, onde estudava processamento de dados, deixei no segundo ano e voltei para a minha cidade onde fui trabalhar na prefeitura da minha cidade na área administrativa, fiquei lã por 7 anos, quando a minha tia me convidou para um a sociedade em um Buffet que atendia festas, não deu certo e em menos de 1 ano fechamos as portas, logo apos abri uma locadora de videos, onde trabalhei por 4 anos, a vendi pois tinha outros planos pessoais, Fui com o meu marido para Cascavel-PR, onde fiz 1 ano do curso de massoterapia em Estética. Por meu marido ser representante comercial, vivíamos nos mudando, vim para o Rio Grande do Sul, com a intensão de continuar o meu curso pois sempre tive o sonho de ser massoterapeuta,mas muitos tiraram da minha cabeça a minha intensão dizendo que a profissão não dava dinheiro e que seria uma perca de tempo para mim. Resolvi então arrendar um restaurante e lancheria, juntamente com meu marido. em 1 ano fechamos as portas, prova que meu pai estava certo, meu pai sempre me disse: Meia e so nos pes , assim mesmo quando se esta muito frio. Meu pai tinha 3 açougues na minha cidade e todos ele tocava sozinho,por achar que sociedade não dava certo, hoje concordo com ele.Nos mudamos para Santa Catarina, foi quando decidi voltar aos estudos direcionados a estética. Em menos de 1 ano comecei a trabalhar num salão de beleza como depiladora e design de sobrancelhas enquanto terminava os outros cursos, mais 1 anos depois a dona do salão resolveu sair e arrendar o salão, foi quando assumi o salão. fiquei por la por 2 anos, quando meu marido recebeu uma proposta de trabalho para voltar ao Rio Grande do Sul, agora formada e com outros cursos enquanto estava em Santa Catarina, fui trabalhar numa estética em Gravataí onde estou ate hoje 2 vezes por semana, e 3 meses depois abri a minha estética em Glorinha, onde resido. Estou me surpreendendo a cada dia com Glorinha, o movimento cada vez melhor, quando muitos diziam que não daria certo. Não pretendo mais me mudar, quero ficar e alavancar o meu negocio. lembrando que fiz cursos no SEBRAE e no SEDUC para aprender a administrar o meu negocio.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Muita qualidade no serviço prestado, ótimo atendimento, o cliente quer ser bem tratado e ser o centro das atenções, valores justos.Mas tem muitos clientes que pagam o preço que for por um serviço bem feito e ainda ser bem tratado no local.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Estamos em uma época de crise, e antes disso usei 30% de tudo que entrou para investir na estética, lembrando que os investimentos faco só a partir de marco a outubro, assim como contas extras e pessoais também. meu planejamento para essa época de crise e primeiramente não aumentar os custos dos meus serviços e fazer algumas promoções para manter as minha cliente, visto que a crise não e só para mim e para todo o pais,vou segurar os preços ate no limite do que puder, não pretendo fazer investimento material agora, somente em conhecimento, devo fazer 2 cursos que me interessam muito esse ano, mas vai ser só, de resto vou esperar para ver que caminho a economia vai tomar para 2016. ou seja, vou gastar somente com reposição de materiais para o bom andamento do trabalho, Guardar os 30% e ver qual vai ser a hora de investi-lo, pois na pior das hipóteses posso ter que usa-lo para pagar contas fixas. segurar um pouco a vaidade para não ter gastos desnecessários .
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Vitaderm, Medicatriz, Dagua Natural, Mary Kay, Depimel.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Como aqui na cidade sou a unica esteticista, micro pigmentadora e designer de sobrancelhas, estou vantagem, mas faço promoções, e uso as redes sociais ao meu favor, postando o meu trabalho, fazendo sorteios de serviços.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não, sim tive uma vídeo locadora que amei trabalhar.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Tenho clientes, adolescentes, jovens e adultos, pouquíssimos idosos, mulheres e homens.