ANA PAULA TOSETTO, DE TERAPIA COGNITIVA, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Minha trajetória profissional se iniciou com a formação de Psicóloga na Universidade Federal de Uberlândia (2001), seguida de especializações em Psicologia Clínica - Terapia Cognitiva, Atendimento Educacional Especializado e Mídias na Educação, além de Mestrado em Ciências na área de Psicobiologia. Desde 2001 atuo como psicóloga clínica em consultório particular, passando pela docência no ensino superior, durante quatro anos, e atualmente ocupo o cargo de psicóloga educacional da Instituição Moura Lacerda.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Nos dias modernos os clientes buscam alternativas e até mesmo soluções para uma vida mais saudável, com economia de tempo e dinheiro. Neste sentido, a Terapia Cognitiva, sendo uma abordagem clínica de tratamento comprovada cientificamente, oferece recursos eficientes para a pessoa enfrentar o cotidiano com equilíbrio e otimismo. Os pilares que sustentam a TC são a reestruturação de crenças e a solução de problemas, como base nas hipóteses da vulnerabilidade cognitiva e da primazia das cognições sobre as emoções. Isto é, o cliente aprende a identificar, desafiar e reestruturar suas crenças e pensamentos automáticos negativos responsáveis pelo controle de suas emoções e comportamentos, de modo a elaborar alternativas que os conduz ao alcance de suas metas.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- A sugestão para uma vida mais saudável e feliz para aquelas pessoas que, no momento, sentem-se prejudicadas emocional, física ou socialmente, por inúmeros e variados motivos e portanto estão com dificuldades para tomar decisões, é a busca de um profissional devidamente treinado e especializado em Psicologia Clínica, em especial em Terapia Cognitiva, nos casos de transtornos de humor, transtornos de personalidade, dificuldades de relacionamento etc. A indicação é a realização de uma avaliação inicial com um psicoterapeuta para orientações de tratamento adequadas.